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Evangelizacao

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  8.841 Palavras (36 Páginas)  •  426 Visualizações

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PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: Metologia do Trabalho Acadêmico

PROFESSORA: Ronise Nunes

ALUNO:Mariluci da Silva Benites

  1. TEMA Teologia da Prosperidade

1.4 TIPO(S) DE PESQUISA (S):

   ( x ) BIBLIOGRÁFICA

   (   ) DOCUMENTAL

   (   ) EXPERIMENTAL

   (   ) EXPLORATÓRIA

   (   ) DESCRITIVA

   (   ) EXPLICATIVA

   (   ) ESTUDO DE CASO

   (   ) OUTRAS . Citar : _____________________________________


2. INTRODUÇÃO

Desde os primeiros sinais da humanidade, vemos resquícios da ligação do homem com o sobrenatural. Sempre houve necessidade de buscar respostas para o inexplicável. Num tempo onde não se ouvia falar em ciência, as justificativas nos soam ilógicas.
No Egito, berço da civilização, a responsabilidade pelas cheias ou pelos períodos de secas do rio Nilo, era o próprio, considerado divindade. Antes da Biologia, da Ginecologia, da Obstetrícia e das clínicas especializadas em fertilidade, a responsabilidade pela concepção era de Bastet. Mais tarde, em outras tribos no mesmo continente, a função foi atribuída a Oxum.
Passamos pela Antiguidade Clássica europeia e conhecemos os seres mitológicos: tal como no Egito, metade homens, metade animais, são passíveis de caprichos humanos como paixões, invejas, ciúmes, nem por isso menos sagrados.
Seja para confortar, explicar, curar ou prosperar, o estudo desses rituais, danças, sepultamentos, nos remete a percepção da linha tênue entre o humano e o divino.
Hoje, no século XXI, vivemos a globalização e o auge do capitalismo. Muitos enigmas foram desvendados de maneira científica. O que é real, a ciência, evoluída cada vez mais, explica de maneira real e sensata. Na escola aprendemos na mais tenra idade, as quatro estações. A meteorologia nos permite saber quando e onde vai chover ou fizer sol, frio ou calor de forma racional.
A medicina atual evoluiu a ponto de frear epidemias que há alguns anos matavam em série. A infértil, com investimento financeiro e ajuda especializada, torna-se fértil, mãe de dois, três ou quatro em uma única vez. Os filhos são concebidos fora e gerados dentro da barriga, seja da mãe, de aluguel, solidária ou até da avó. Tudo comprovado ou explicado à luz da razão.
Em contrapartida, a lucidez humana se confunde com as teorias milagrosas. Cada vez mais adeptos e convertidos engrossam o coro criacionista dos pentecontalistas, neo- pentecontalistas e carismáticos. Quando todas as possibilidades humanas se esgotam, entra em cena o “divino”.
Em pleno século XXI, vemos crescer a busca pelo “milagre”. Os meios de comunicação divulgam em massa. As TV´s abertas exibem programas religiosos, entrevistas com ex-celebridades, festivais de música e até novelas e minisséries com tendências a uma determinada fé ou religiosidade.
O que o homem moderno busca na religiosidade? O bem estar social? A evolução espiritual? A prosperidade? Numa sociedade onde a economia está relativamente estabilizada, com bolsas e benefícios para o assalariado e o estudante de escola pública. O governo vem investindo em portarias e benefícios aos afrodescendentes, à mulher, aos homossexuais e as minorias em geral. 
Neste trabalho buscamos não apresentar respostas, mas dissertar sobre a concepção do sagrado em diferentes épocas. A doutrina cristã atual e as diferenças com a sua fundação.
Nossos objetivos com esta investigação serão apresentar as características do cristianismo primitivo e do atual; analisar as semelhanças e diferenças de natureza social entre ambos. Através deste exercício de reflexão, poderemos aprofundar nosso conhecimento sobre estes dois modelos teóricos.

Mas quais as semelhanças entre o cristianismo primitivo e o atual? Em que consistem as suas oposições ideológicas? Como se comportavam as sociedades no período de surgimento destas ideologias? Tentar-se-á responder essas questões em alguns pontos que ainda podem ser mais aprofundados. Para isso tratar-se-á do contexto histórico do Cristianismo para compreender como se estabeleceram e vieram ao encontro da necessidade da sociedade. E também como o sistema ideológico conseguiu se enraizar na sociedade tendo seus reflexos até hoje.
Verificará as estratégias e meios que possam alcançar o máximo de pessoas o quanto antes para implantação ideológica.
Em relação às propostas propriamente ditas, serão analisadas as suas semelhanças e diferenças quanto à participação e/ou pensamento sobre o Estado. E como em qualquer proposta, seja ela política, religiosa, midiática, etc., sempre são usadas palavras ou frases de impacto que mobilizem a população. No Cristianismo, em diversas épocas, não foi diferente. 
Analisaremos como foi o impacto que suas ordenanças tiveram para mobilizarem a sociedade para abraçarem suas propostas.
Para a realização desta pesquisa foi necessária a instigação de fontes primárias para a base do tema a ser tratado e relacionado. Outras obras foram fundamentais para que se pudesse realizar este trabalho. Alguns de cunho sócio teológico que fundamentaram a visão das sociedades cristãs e outras contemporâneas que alargaram nossa visão sobre o pensamento neopentecostal moderno.
Foi feita uma breve abordagem da sociedade judaica nesse período, pois os primeiros cristãos viviam em comunidades na palestina. Também foi tratada a sociedade moderna do século XXl, com relação às classes sociais, à globalização, dentro da dialética materialista.
Por fim, as obras estudadas tratam do assunto em paralelo com as fontes primárias, analisando-se os tópicos mais importantes dentro do assunto referido, bem como o ponto de vista de cada autor e suas ponderações por um viés político e social.

        

4. CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE

O interesse primordial é dar uma visão ampla da doutrina da prosperidade e destacar os seus aspectos mais relevantes no que diz respeito a igreja evangélica protestante. O impacto da doutrina da prosperidade tem sido sentido pelas igrejas protestantes do Brasil. Esta reflexão deve levar-nos a uma seria autocritica de tal teologia da prosperidade.

Portando, será feita uma simples abordagem histórica destacando alguns  exemplo da teologia da prosperidade ao longo do seu surgimento e procurar a responder as seguintes perguntas:

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