Expressões Religiosas: Conhecer Para Respeitar
Artigo: Expressões Religiosas: Conhecer Para Respeitar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nubiamn • 28/4/2014 • 2.012 Palavras (9 Páginas) • 3.935 Visualizações
Expressões religiosas: conhecer para respeitar
Descrição:
Excelente recurso para compreender as diversas formas de expressão religiosa direcionando os estudantes à reflexão sobre diversidade e importância de exercitar a tolerância e o respeito diante da escolha religiosa de cada pessoa.
Conteúdos:
Símbolos
Ritos
Celebrações
Expressões religiosas
Competências e habilidades:
Competência: Compreender a linguagem gestual, simbólica e verbal, como elemento integrador na comunicação social e religiosa.
Habilidade: Respeitar a diversidade de templos, ritos e símbolos das diversas religiões, exercitando a tolerância religiosa.
Sequência Didática:
Primeiro Momento: Expressões que falam
Nem sempre as palavras traduzem fielmente nossos sentimentos e experiências, por isso criamos símbolos para transmitir às pessoas o que queremos dizer. O ser humano tem formas diversas de se comunicar, mas a linguagem mais profunda e intensa se realiza na religião, pois nela, através de ritos, símbolos e celebrações, se perpetua sentimentos e atitudes marcantes da vida. Para compreensão dos adolescentes, inicie demonstrando os símbolos, ritos e celebrações que os envolvem na vida diária e o que transmitem. Isso facilitará, posteriormente, a transposição para o âmbito religioso. Inicie conversando com eles:
- Nós temos formas diversas de nos comunicar. A verbal, por meio das palavras, é a maneira mais corriqueira e fácil de identificar, pois com elas expressamos sentimentos e experiências.
- Mas nem sempre elas expressam fielmente o que queremos dizer. Por isso o ser humano tem outras maneiras de se comunicar.
- Vamos relacionar algumas. Citem para mim outras formas de se comunicar que vocês conhecem:
Conforme eles vão falando anote no quadro:
• Gestos
• Objetos
• Modos de vestir
• Sinais
• Festas
• Alimentos, etc.
- Por meio dessas formas de comunicar, enviamos mensagens que identificam e transmitem um pouco sobre nossa personalidade, gostos e modo de vida.
- Estas mensagens denominamos não verbais e vão do comprimento do cabelo, movimento do corpo, postura, passando por objetos, roupas, distribuição do espaço e do tempo, etc. estruturados e sustentados por meio de símbolos, ritos e celebrações que dão sentido e significado à vida.
- Produzimos e recebemos uma quantidade muito grande de mensagens que não vêm expressas em palavras.
- E tudo isso transmite modos de viver, preferências e estilo de vida.
Para que os estudantes possam compreender melhor proponha:
- Encontre em jornais ou revistas figuras de roupas, comidas, festas, gestos, sinais que se identificam com você e que transmitem suas preferências e estilos de vida.
Após os estudantes recortarem as figuras, faça um círculo e promova um debate entre eles.
- Agora, mostrem as gravuras que vocês recortaram e falem por que elas se identificam com vocês.
Após esse momento, confeccione com eles três painéis identificando com títulos as estruturas das diversas formas de se comunicar e ressalte também, em cada foto, o que elas transmitem.
• Símbolos: fotos de sinais, roupas, objetos, etc. – identifique com palavras o que as pessoas que estão usando transmitem. Ex.:
moderno, independente, revolucionários, partidários, etc.
Participantes de grupos ideológicos: roqueiro, "patricinhas", góticos, hippies, emos, etc.
• Ritos: fotos de gestos, tarefas diárias, etc. – identifique comportamentos e atitudes dos grupos e das pessoas que executam. Ex.:
Repetição de gestos, de costumes, de rotinas.
• Celebrações: fotos de festas, comemorações, reuniões, etc. – identifique os motivos e tipos de grupos e das pessoas que praticam.
Empresários, estudantes, familiares, etc.
Aniversário, casamento, batizado, formatura, etc.
Depois de pronto coloque os painéis em lugar de destaque dentro da sala, deixe que eles observem com atenção todas as fotos e depois comente:
- Esses modos de se comunicar transmitem mensagens que muitas vezes as palavras não conseguem descrever e por isso apossamos deles para expressar o que queremos transmitir.
Essa atividade dará abertura para o estudante perceber que mesmo sem se expressar verbalmente, a todo o momento ele está transmitindo mensagens que o identifica.
Segundo momento: Expressões Religiosas
Depois de perceberem que os símbolos, ritos e celebrações na vida ajudam a expressar sentimentos e atitudes, os estudantes estão abertos para entenderem esse dinamismo no âmbito religioso também. Inicie esse momento conversando com eles:
- Vimos que, todo momento de nossa vida, estamos comunicando, seja por meio de palavras, gestos, atitudes, comportamentos, modo de vestir, festejar, etc.
- Percebemos que essas formas de comunicar dão sentido à vida e nos identificam dentro do meio social e familiar em que vivemos.
- Além do âmbito social e familiar, a comunicação se realiza também nas diversas manifestações religiosas.
- No âmbito religioso, através dos ritos, símbolos e celebrações, o ser humano desenvolve a linguagem mais profunda e intensa, no qual perpetua sentimentos e atitudes marcantes e ajudam a re-significar e dar sentido à vida.
Para que os estudantes possam refletir
...