Igreja Católica E Igreja Ortodoxa
Monografias: Igreja Católica E Igreja Ortodoxa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabrielhpmg • 18/3/2015 • 726 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
CRISTIANISMO CATÓLICO ROMANO E CRISTIANISMO CATÓLICO ORTODOXO
O CRISTIANISMO surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C.. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.
A expressão CATOLICISMO vem do grego arcaico e significa universal. Foi utilizado primeiramente por Santo Inácio, Bispo da Antioquia, no ano 105 d.C..
Atualmente o catolicismo tem, aproximadamente, sobre sua liderança um sexto da população do planeta, sendo o Brasil o maior berço dessa religião.
CRISTIANISMO CATÓLICO ROMANO
COMO SURGIU?
A origem do catolicismo foi em razão do desvio doutrinário das igrejas primitivas e o fundador da Igreja foi o próprio Jesus Cristo.
A palavra Católica vem do grego e quer dizer Universal.
• A Igreja Católica também conhecida como Igreja Católica Apostólica de Rito Romano, é a Igreja fundada por Jesus Cristo e entregue sob os cuidados do Apostolo Pedro.
• Tem como “Chefe” o Santo Padre o Papa, considerado sucessor do Apóstolo Pedro e sua Sede Oficial se localiza no Estado da Cidade do Vaticano.
A igreja é considerada Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana.
• A Igreja é una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus.
• A Igreja é santa, porquanto Deus Santíssimo é o seu autor; Cristo entregou-se por ela, para santificá-la e torná-la santificante.
• A Igreja é católica, ou seja, universal, porque nela está presente Cristo: "Onde está Cristo Jesus, está a Igreja católica" (Santo Inácio de Antioquia).
• A Igreja é apostólica por sua origem, estando edificada sobre o "alicerce dos Apóstolos”.
O cristianismo católico romano possui Sete Sacramentos :
Batismo – sacramento que abre as portas da vida cristã;
Eucaristia – celebração em memória de Cristo;
Crisma – confirmação do batismo;
Matrimônio – estabelece e santifica a união entre um homem e uma mulher, fundando uma nova família;
Ordem – concede a autoridade para exercer funções e ministérios eclesiásticos;
Reconciliação ou penitência – confissão dos pecados ao sacerdote que aplica a penitência. Se essa for cumprida estará reconciliado com Deus;
Unção dos enfermos – sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos.
Sendo o Sacramento da Eucaristia, o sacramento por excelência de todo o cristão e de indispensável participação de todos os fieis.
A igreja católica conta na atualidade com aproximadamente 1,2 bilhão de fieis.
O Papa Gloriosamente Reinante é o Papa Francisco, eleito pelos cardeais sob a instrução do Espírito Santo, na Capela Sistina numa reunião chamada Conclave.
Após a Livre e espontânea renuncia de seu antecessor o Papa Emérito Bento XVI no dia 28 de Fevereiro de 2013.
CRISTIANISMO CATÓLICO ORTODOXO
O QUE
...