Introdução à Educação. Resumo do Livro. Vitória, Espirito Santo
Por: Franciele Lascosck • 11/5/2019 • Trabalho acadêmico • 541 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Professora Mestra Ligia Schiavon Ferreira Barrichelo SGEC. Introdução à Educação. Resumo do Livro. Vitória, Espirito Santo.
Cidadania. 2018
Pode entender educação como um conjunto de ações destinadas a cuidar do crescimento e da transformação saudável de um indivíduo, na sua integralidade, isto é, nas suas várias dimensões, existem modalidades formais, não formais e informais. Os objetivos do projeto educativo tem como bandeiras principais: eliminação do analfabetismo, educação para todos e para toda a vida, educação voltada para os valores humanistas, para a sustentabilidade da vida humana planetária, para aprendizagens significativas, paradigma remete para a sua origem, no grego, onde traduz como modelo ou padrão, a ciência cartesiana ou moderna surge impulsionada pelas mudanças trazidas pelo renascimento cultural, pela imprensa e pela reforma religiosa, durante o século XVI, por sua vez a ciência moderna ou cartesiana nasce no século XVII, exaltando a razão objetiva e fragmentação como fundamentos para compreender o homem e a natureza, teve como principais mentores René Descartes e Francis Bacon, no século XIX a ciência cartesiana começa a perder credibilidade, a teoria evolucionista abala as estruturas da ciência cartesiana, quando propõe um conhecimento como fenômeno sujeito à evolução e não como uma verdade acabada, com o surgimento da teoria da relatividade de Albert Einstein provoca muitas interrogações, para Einstein o tempo é uma ilusão, não existe do jeito que o compreendemos, depende de variáveis e é por isso relativo, a física quântica descobriu que o universo se revela como um todo indivisível onde os sistemas vivos estão interligados organicamente, como num conjunto ou rede de relações, num processo dinâmico e interminável de movimentos e fluxo de energia.
A didática sendo uma disciplina de pedagogia, cabe – lhe o papel de oferecer bases, condições e modos de realizar a educação, mediante o ensino, a didática tem como finalidade a análise e a reflexão sobre o ensino, entendido como fenômeno completo, que não pode ocorrer de forma improvisada ou carente de referencial teórico, contemporaneamente a didática possui interesse na aprendizagem significativa, o estudante aprender a pesquisar, argumentar, resolver problemas, trabalhar com conceitos, o professor didata tem consciência do seu trabalho. Planejamento é uma organização objetiva e sistemática, acerca do desenvolvimento de um trabalho, com o propósito de fazê-lo bem-sucedido.
O ITQ é um dos órgãos de ensino da igreja do Evangelho Quadrangular e sua criação e fundação oficial se deu por ato institucional do conselho nacional de diretor, foi fundado pela irmã Aimeé Semple Mcpherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, em 28 de agosto de 1985 o CND, por proposição do presidente – Reverendo Eduardo Zdrojewski fundou a MQCC por ato institucional. Uma equipe liderada pela Prª Mara Cristina Lau elaborou projeto pedagógico tendo sua aula inaugural no dia 09 de abril de 1985, em Curitiba, estado do Paraná, de 1954 até a década de 80 a IEQ brasileira recebeu missionários americanos que vieram ao Brasil pelo chamado de Deus para lançar o alicerce da obra educacional e juntamente com os brasileiros, desde então, construir a magnitude do que vivenciamos até o momento.
...