TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Excelente

Trabalho Universitário: Liderança Excelente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

Liderança Excelente – ATITUDE PESSOAL

Aprenda a ter equilíbrio diante dos desafios

Autor: Josadak Lima

INTRODUÇÃO - UMA QUESTAO DE ATITUDE I Coríntios 10:1-11

- O Deus que se revela

Deus só pode ser conhecido porque Ele se revela!

“Deus não é uma idéia de nossa mente ou nossos desejos, projetados sobre a gigantesca tela do céu, uma espécie de super-homem criado para atender nossas necessidades... Não, Deus existe de fato e Ele falou conosco através da bíblia para nos contar sobre si mesmo, sobre nos mesmos e sobre o mundo.” (Francis Schaeffer)

Quando olhamos para o período de 40 anos de Israel no deserto podemos, enxergar claramente os rastros da presença de Deus no cotidiano desse povo. Porque razão em alguns momentos, este povo ficou tão alienado de Deus?

De fatos nossas atitudes hoje não diferem muito das do povo de Israel no deserto!

Assim como Paulo, devemos no utilizar desse período para trazer a nossa memória as verdades absolutas da palavra de Deus, especialmente o que se refere a Sua fidelidade no cuidado com seus escolhidos.

O método Paulino foi trazer a memória dos coríntios na tragédia espiritual dos israelitas as suas más atitudes face ao caráter de Deus que sempre foi e é de santidade, bondade e justiça.

- A revelação de Deus exige uma atitude

Paulo, de maneira muito clara e simples, procurou mostrar aos coríntios como os israelitas não tiveram uma atitude correta diante da revelação divina. Três figuras que espessam realidade espirituais que escondem lições profundas sobre a presença e provisão divina no meio de seu povo: o “maná”, a “rocha”, a “nuvem”. O cristão que vê estas realidades não pode adotar outra atitude, senão a de tomar consciência delas e submeter-se a o Senhor.

- Atitudes que levam ao fracasso

Paulo sabia que um estilo de vida norteado por más atitudes traz desordens e desequilíbrio á pessoa e á comunidade em que esta inserida. Nossas más atitudes afetam tremendamente nosso desempenho espiritual e relacional.

Ed. René Kivitz identifica o processo de decadência espiritual do povo de Israel em 5 passos:

1 – Passou a cobiçar coisas más (v.6)

2 – Tornou-se idolatras, vendeu seu coração para outro senhor (v.7)

3 – Deu vazão a suas paixões e se prostituiu (v.8)

4 – Começou a então medir forças com Deus, que tentava trazê-lo de volta (v.9)

5 – Buscou justificativas por ter abandonado a Deus (v.10)

- Atitudes que levam ao sucesso

O alvo do apostolo Paulo é claro: encorajar os coríntios a trocar suas más atitudes por atitudes que glorificam a Deus. Atitudes que os levariam ao sucesso. Portanto, investiu em mostrar aquela igreja o modelo ideal de uma vida cristã autentica norteada por realidades de Deus e um espírito de gratidão permanente.

Tanto Moises como Paulo lidaram com comunidades reais. Eram pessoas que, deixaram transparecer, abusivamente, suas fraquezas ao ponto de tornarem o seu tratamento algo insuportável. Agora faz sentido a advertência bíblica do v. 12, que diz: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia” .

CAP.1 - ATITUDES DIANTE DOS DESAFIOS DA LIDERANÇA Êxodo 15:20-17

Há uma situação confusa, de sofrimento e muita frustração: não havia água! E quando a encontraram, era amarga, imprópria para beber.

Mediante isso, o povo chega a um estado de desanimo físico e emocional profundo, e passa a indagar o líder Moises: “Que beberemos?”. O povo é assim sempre exterioriza o que sente com muita facilidade.

E o líder? É uma situação que lha obriga a tomar uma atitude. Ali está Moises no meio de uma multidão que de certa forma, depende da sua decisão. Mas Moises tomou atitude certa: orou ao Senhor! E o Senhor respondeu.

“A atitude de uma pessoa afeta seus relacionamentos, propicia uma nova maneira de encarar o fracasso e defini sua abordagem em relação ao sucesso. Sua atitude é capaz de motivá-la ou arrasá-la”.

O Senhor respondeu o clamor de Moises, mostrando-lhe uma arvore. Moises fez o que o Senhor disse e o milagre aconteceu: as águas amargas se tornaram doces! O líder nunca deve abrir mão de Deus.

Uma atitude tomada com consciência, seriedade e discernimento, no momento da encruzilhada, há de marcar positivamente nossa existência. Quando as atitudes são boas, resultam em graça e motivação. Rick Warren indica 5 formas de planejamento, que servem de base para o líder tomar atitude:

1 – Os lideres pensam tudo detalhadamente.

2 – Os lideres se preparam para oportunidade.

3 – Os lideres fixam uma meta.

4 – Os lideres fixam datas limite.

5 – Os lideres prevêem os problemas.

6 – Os lideres calculam o preço.

Lideres de atitude tentam resolver os problemas ao invés de criticar.

- Ciclos dos acontecimentos da vida

Só há possibilidade de vitoria, de uma vida espiritual genuína, se soubermos tomar atitude certa, e que essa atitude seja Deus.

Quando adotamos a atitude de colocar a Palavra em primeiro lugar, ela não volta vazia, mas torna-se útil para a educação na justiça.

O ciclo dos acontecimentos na vida do povo de Israel A condição do povo em cada acontecimento

v.20-21 - Triunfo Olhando para o alto

v.22 - Expectativa Olhando para frente

v.22b-23 - Desilusão Olhando para baixo

v.24 - Queixas Olhando para trás

v.25 - Provisão Olhando para o lado

O líder precisa entender que ele não é Deus, não tem que se estressar tentando atender a todas as expectativas românticas do povo.

São nessas circunstancias adversas, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com