Metodologia do Trabalho Academico
Por: Jesuel • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 566 Visualizações
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
JESUEL SOARES DOS SANTOS
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
|
IPEÚNA/SP.
Maio de 2017
JESUEL SOARES DOS SANTOS
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Trabalho apresentado no curso livre de teologia da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Disciplina: Atividade do Capitulo 1.
Professor (a): Pr. Davi Fernandes.
IPEÚNA/SP.
Maio de 2017
QUESTÕES
- De acordo com o exposto no capitulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.
R. Ciência significado conhecimento ou saber, atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
- Escolha e apresente três tipos de conhecimento.
R. 1 ª Conhecimento Empírico: Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.
2ª Conhecimento Científico: O conhecimento científico que vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.
3ª Conhecimento Filosófico
É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.
Fonte: http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico
- Explique porque razões um pesquisador deve possuir um espirito científico e possuir ética.
R. Ter um espirito cientifico possibilita a orientação e criatividade da pesquisa e suas descobertas, a ética produzira uma pesquisa consciente.
4. Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa.
R. Hipotético-dedutivo ou Pensamento reflexivo: Esse método parte da percepção de uma “falha”, uma lacuna no conhecimento, acerca da qual formulam-se hipóteses e, num processo de inferências dedutivas elas são testadas. Gil (1999, p. 30) esclarece o funcionamento desse método: “quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as consequências dedutivas das hipóteses”. O método hipotético-dedutivo procura evidências empíricas para derrubar as hipóteses.
...