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NASH, Ronald. Questões últimas da vida: uma introdução à filosofia.

Por:   •  12/5/2021  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

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ÍNDICE

BIBLIOGRAFIA        2

TEMA        2

QUADRO DE REFERÊNCIAS        2

TESES E IMPLICAÇÕES DA TESES        3

AVALIAÇÃO CRÍTICA        3

BIBLIOGRAFIA


NASHRonaldQuestões últimas da vida: uma introdução à filosofia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008. Cap. 12.

TEMA

UM NOVO MOVIMENTO: EPISTEMOLOGIA REFORMADA

A Epistemologia Reformada de Alvin Plantinga é um esforço para mostrar que alguém pode sustentar uma crença apropriadamente básica em Deus, isto é, sem precisar dar razões evidenciais para sua crença. Conquanto isto seja verdade para crenças formadas em circunstâncias favoráveis, existem determinadas circunstâncias que dificultam a formação de crenças teístas. Tais circunstâncias desfavoráveis podem anular a crença teísta de alguém e, neste caso, eu argumentarei que ela só poderá ser restaurada por meio de razões evidenciais que anulem o argumento ateísta. Razões evidenciais como aquelas apresentadas pelo teísmo evidencialista.

QUADRO DE REFERÊNCIAS

Alvin Plantinga, Nicholas Wolterstorff, João Calvino

TESES E IMPLICAÇÕES DA TESES

Cada um de nós mantêm crenças sobre nossas experiências passadas. Pg. 300.

Duas pessoas jamais compartilham uma mesma estrutura ética, uma vez que algumas crenças pessoais estão fundamentadas em experiências passadas, e cada passado difere de outro.

 

O fundacionismo restrito é uma apresentação essencial do modernismo e é usado para atacar a fé cristã.  Pg. 303.

A crença em Deus é considerada como uma crença não-básica, com base no fundacionismo restrito.

A crença em Deus é uma crença propriamente básica. Pg. 308.

As pessoas possuem mente e isso não é provado. Nós temos o direito de manter uma crença até mesmo sem apresentar argumentos.

AVALIAÇÃO CRÍTICA

O fundacionismo restrito tem influenciado discussões sobre a racionalidade ou irracionalidade de crenças religiosas.

O erro do fundacionismo restrito é o seu exclusivismo que declara que somente dois tipos de crença são propriamente básicos, afirmação usada para eliminar a crença em Deus.

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