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O Antigo Testamento

Por:   •  11/7/2023  •  Seminário  •  11.751 Palavras (48 Páginas)  •  64 Visualizações

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ANTIGO TESTAMENTO I

        


Índice

1. Pentateuco e Históricos (A geografia)

1.1. Palestina

1.2. Período da nação

1.3. Uma língua especial

1.4. Características do pensamento hebreu

1.5. Um conjunto de relações

1.6. A participação

1.7. Uma palavra criadora

1.8. Um tempo eficaz

2. Lendo o Antigo Testamento

2.1. Leitura atomizada

2.2. Leitura histórica

2.3. Leitura tipológica

2.4. Leitura teológica

        

Gênesis

1. Divisão de assuntos

1.1. Geração

1.2. Primórdios

1.3. Patriarcas

1.4. A descida para o Egito

2. Esboço do livro

2.1. Pré – história

2.2. História do homem

2.3. Escolha de Abraão

2.4. Escolha de Isaque

2.5. Escolha de Jacó

2.6. Escolha de Judá e história de José

3. Síntese do livro

4. Temas importantes

4.1. A soberania de Deus

4.2. A graça de Deus

4.3. A visão missionária de Deus

4.4. Aliança de sangue

        Êxodo

1. Divisão de assuntos

1.1. Escravidão no Egito

1.2. Redenção no Egito

1.3. Santificação

1.4. Educação após o exílio

1.5. Adoração longe do Egito

2. Esboço do livro

2.1. Opressão no Egito

2.2. Redimidos fora do Egito

2.3. Educação dos redimidos no Egito

2.4. Consagração dos redimidos no Sinai

2.5. Adoração dos redimidos no Tábernaculo, no sacerdócio e no ritual

3. Temas importantes

4. Personagem principal

        

Levítico

1. Tema principal

2. Holocaustos

3. Ofertas de manjares

4. Ofertas pacíficas

5. Ofertas pelo pecado

6. O ritual

6.1. Apresentação da vítima

6.2. Imposição das mãos

6.3. Imolação

6.4. Apresentação do sangue

6.5. Gordura queimada no altar

7. Oferta pela culpa

        

Números

1. Primeira seção

2. Segunda seção

3. Terceira seção

4. Representações no Novo Testamento

5. Mensagem

        

Deuteronômio

1. Lembranças do passado

2. Lembranças da Lei

3. Lembrança da Aliança

4. Legislação

4.1. Juízos

4.2. Estatutos

4.3. Mandamentos

        

Josué

1. Em Canaã

2. Temas teológicos no livro de Josué

2.1. Descanso

2.2. A vitória do Senhor

2.3. A fidelidade de Deus

2.4. A Igreja militante

2.5. Josué – tipo de Cristo

        

Juízes

1. Esboço

1.1. Acontecimentos depois da morte de Josué

1.2. O período dos juízes

2. Cronologia

2.1. Opressões

2.2. Libertações

3. Temas teológicos

3.1. A indignação de Deus contra o pecado

3.2. A misericórdia de Deus em vista do arrependimento

3.3. A total depravação do homem

        Rute

1. O resgatador

        

Os livros de Samuel

1. 1º Samuel

1.1. Samuel

1.2. Saul

1.3. Davi

2. 2º Samuel

        

Os livros de Reis

1. O reino unido

2. Israel e Judá

3. O reino de Judá

4. A visão religiosa do autor dos livros dos reis

4.1. Os reis do norte

4.2. Os reis de Judá

5. Reis de Israel e Judá

        

Os livros de Crônicas

1. Esboço do livro I

2. Esboço do livro II

3. As reformas dos reis de Judá em Crônicas

3.1. Asa

3.2. Josafá        

3.3. Joás

3.4. Ezequias

3.5. Josias

        

Esdras e Neemias

        Éster        

        


Introdução

Para ler o Antigo Testamento é necessário que entendamos que há distancia entre nós e ele.

Distancia Espacial - Estamos há milhares de quilômetros daquela nação.

a – O beduíno como Abraão.

b – A importância da Chuva.

c – A importância da água.

d – O orvalho

Distancia Temporal – O tempo que nos separa.

a – 20 a 30 séculos.

b – Impérios e guerras.

Distancia Mental - A maneira de pensar.

a – Ocidental: Lógica, profana, racional.

b – Oriental: Mística, concreta.

c – O ocidental pergunta onde Deus está, o Oriental sabe que não escapa da presença de Deus. (Sl. 139).

 Distancia quanto à leitura – O Antigo Testamento é fragmentado. Não é como qualquer livro que se inicia com princípio meio e fim.

A composição do Antigo Testamento - Mais de 1000 anos para compô-lo.  É uma coletânea de livros. Quanto ao Cânon, demorou em se ter uma palavra oficial a respeito (como já vimos). Mesmo assim, os judeus usam cerca de 20 livros, os protestantes 39 e o católicos romanos 45. No Concilio de Trento (1546) a Igreja Romana se posicionou oficialmente quanto aos livros a serem usados, incorporou os livros apócrifos para que fossem aceitos igualmente. Os luteranos e os anglicanos reconhecem os livros de Macabeus, Judite, Tobias, etc, vendo neles um caráter edificante, porém não normativos.  

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