O Conceito de Pessoa
Por: _jualmeida • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
PESSOA
Prof. Dr. Salustiano Alvarez Gómez
1.- CONCEITO DE PESSOA
1.1.- Grécia: PROSOPON = Mascara para o teatro/Rosto do homem. Interpretado pelos estóicos como o papel que alguém desempenha na vida.
- implica numa referencia a algo exterior (o papel que um ser tem na sociedade).
1.2.- Boeccio (Séc. IV-V): Persona est naturae rationalis individua substantia.(Pessoa é a sustância individual de natureza racional) no livro De duabus naturis et una persona Christi.
- implica uma fundamentação no ser, na essência do ser humano.
1.3.- R. de São Vitor (Séc. XII): Persona est naturae intellectualis incomunicabilis existentia.(Pessoa é a existência incomunicável de uma experiência intelectual).
- implica numa fundamentação de IMPERMUTAVEL (completamente única) e ek-sistentia, ou seja, consciência de existir a partir do outro e na relação com ele.
1.4.- Santo Tomás de Aquino (Séc. XIII): Persona est natura rationalis individua susbsistentia. (Pessoa é a subsistência individual de natureza racional).
- implica fundamentação no ser.
2.- ASPECTOS BÁSICOS.
2.1.- INSEIDADE: in se x in alio = subsiste em si e para si. Implica uma dimensão de substancialidade própria
2.2.- CARATER ÚNICO E IRREPETIVEL de cada pessoa singular.
2.3.- ABERTURA ao outro, DIALOGANTE com o que é externo ao próprio ser.
3.- DIMENSÕES FUNDAMENTAIS.
3.1.- INTERIORIDADE ou imanência = pessoa centrada em si mesma e orientada para a interioridade.
- Auto-conhecimento/auto-possessão/liberdade/responsabilidade/perseidade
- caráter único, insubstituível, irrepetível,
3.2.- EXTERIORIDADE ou abertura ao mundo, como parte da natureza e parte de relações.
3.3.- TRANSCENDENTALIDADE ou possibilidade de abertura ao misterioso e
histórico.
4.- O SER HUMANO COMO POSSIBILIDADE
Estas características apresentam a realidade humana como um PODER SER e um DEVER SER, mais do que um simples SER OU ESTAR.
5.- TRADIÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE PESSOA
Na construção do conceito de PESSOA, o cristianismo se inspira em algumas tradições humanas. Podemos citar:
5.1.- Tradição SEMITA, que situa o ser humano em relação direta com Deus (imagem e semelhança de Deus), indicando a importância do ser humano em sua natureza intrínseca e essencial.
5.2.- Tradição GRECO-ROMANA, que inaugura uma consciência de cidadania e de direitos ( o homo políticos aristotélico, por exemplo), indicando a importância da organização institucional humana.
5.3.- Tradição RENASCENTISTA, junto com o Humanismo e a Ilustração, que culmina nos ideais da Revolução Francesa e que indica a importância da ciência, tecnologia e progresso para todos sem exceção.
5.4.- Tradição DEMOCRÁTICA, que indica não somente a liberdade de decisão, como a necessidade de participação na política, na economia, na produção, na distribuição, etc.
5.5.- Tradição dos DIREITOS HUMANOS, especialmente depois das desastrosas guerras mundiais, indicando a importância do respeito humano e sua integridade espiritual, intelectual e física.
5.6.- Tradição da CONSCIENCIA ECOLÓGICA, indicando a importância da vida em todas suas dimensões. Metáfora especialmente poética está no episodio da salvação de Noé que conclui na aliança de Deus com todos os seres vivos e com todas as gerações futuras.
5.7.- Tradição dos MOVIMENTOS SOCIAIS, que indicam novas manifestações e novas perspectivas de dignidade humana, com organizações populares que descobrem novos sujeitos históricos.
...