O DISCIPULADO EFICAZ
Por: luziar • 17/9/2015 • Artigo • 2.008 Palavras (9 Páginas) • 904 Visualizações
O DISCIPULADO EFICAZ
Texto: Mc.16:15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Mt.28:19-20 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
Todos nós temos um chamado: ir e fazer discípulos. Jesus não nos mandou apenas ganhar almas, mas nos mandou transformar as pessoas em discípulos. Esse é o desafio de todo crente. O discípulo é formado através do relacionamento de discipulado e é sobre isso que vamos falar aqui. Qual o discipulado eficaz?
Para desenvolver essa ideia vamos nos prender a algumas verdades extraídas da Palavra de Deus.
A ORDEM É PARA TODOS OS CRENTES.
Não posso concordar com algumas pessoas que dizem que nunca conseguirão ser líderes. Isso é o mesmo que dizer que a ordem de Deus é restrita apenas para algumas pessoas. Também é dizer que as promessas de Deus são apenas para alguns, e não para todos. Essa é uma das maiores mentiras do diabo e tem muitos crentes que acreditam. Se o próprio crente acreditar que jamais poderá liderar outro, então ele será um fracassado em Deus. Concordar com essa teoria é discordar da Bíblia e, em hipótese alguma, podemos deixar o que diz a palavra para acreditar em frases convincentes, que levam muitos ao conformismo e a vida cristã medíocre e aquém do que Deus espera de nós.
-“Eu ando tão ocupado (a); Tenho que trabalhar, se não quem me dará o que comer; to trabalhando muito.”
-“Eu faço, mas quem não faz;” “Uma vez só não faz mal”.
-“Deus é misericordioso”. “Ele conhece minhas fraquezas. Mostre-me um que ainda não cometeu isso. Têm tantos aí que comete coisas piores.
SUCESSO SÓ É SUCESSO QUANDO HÁ UM SUCESSOR BEM SUCEDIDO
Veja o que diz IITM 2:2 “e o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.
O discipulado só é eficaz quando os discípulos começarem a produzirem outros discípulos
A responsabilidade de dar leite para as ovelhas é da ovelha- mãe e não do pastor das ovelhas.
Um grande problema acontece dentro das igrejas: as pessoas trazem outras para a igreja e depois dizem ao pastor: “eu trouxe o fulano para igreja pastor, eu já fiz minha parte, agora é com o senhor. Cuide bem dessa pessoa porque ela é muito importante”. Não! Isso não deveria ser assim. Isso está errado. A função do pastor é de cuidar das ovelhas e não dar leite a elas. Aquele que ganhou deve também cuidar, dando leite espiritual até que essa ovelha se torne madura.
DISCIPULOS SÃO FEITOS, NÃO NASCEM PRONTOS.
Um dos erros que muitas pessoas comentem é o erro de procurar discípulos. Jesus disse: “ide e fazei discípulos”. Não há um lugar onde se possa encontrar um discípulo pronto. Mesmo que a pessoa seja crente a muito tempo e tenha um caráter transformado, ela terá que se adaptar ao discipulado para se reproduzir. A prática do discipulado mostra que é mais fácil discipular um novo convertido cheio de problemas do que um crente veterano cheio de opiniões próprias. Portanto, devemos nos concentrar em “fazer” discípulos e não em procurar discípulos.
O VERDADEIRO DISCIPULADOR É AQUELE QUE ACREDITA NO IMPOSSÍVEL
Muitas pessoas correm de pessoas problemáticas. Procuramos pessoas “limpinhas”, bonitinhas e sem muitos problemas para evangelizar e discipular, mas nos esquecemos que as pessoas mais loucas e problemáticas geralmente são aqueles que, ao se converterem, geram mais frutos para Jesus. O problema é que quase ninguém quer saber de pegar um drogado, uma prostituta, um preso, um estrupador, etc. muitos se esquecem de que fomos chamados para pisar a cabeça do diabo. Acontece que o diabo não vai sair lá do inferno e vir até nós, colocar a sua cabeça debaixo dos nossos pés para que possamos esmagá-la. Nós vamos ter que lutar ate que o senhor coloque a satanás debaixo dos nossos pés.
Rm 16:20 Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.
Em Mateus 16:18 Jesus diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor.
Muitas das vezes pensamos que a igreja resiste a todos os ataques de satanás. É isso que a maioria das pessoas entende, mas ao ler cuidadosamente esse texto percebemos que Jesus não está dizendo isso: não é o inferno que vai ameaçar a igreja, e, sim, a igreja que vai chegar até os portões do inferno e não vão resistir.
Esse versículo nos mostra uma verdadeira invasão da igreja para buscar as pessoas que estão “no inferno” para resgatá-las prá Jesus. Entendo que estava querendo dizer aqui que vamos conseguir salvar até mesmo aquelas pessoas que ninguém mais acreditava que poderiam ser salvas.
Nós recebemos o poder da multiplicação
Ele é liberado para todos os que buscam. Ela está liberada dos céus para nós.
O líder de multidão recebe a unção para a multidão. Receber o poder da multiplicação fala de crer, de que, se pedir crendo, confessando, você receberá.
Receber a unção para a multidão nestes dias fala de crer que ela está derramada dos céus sobre nós. Apenas receba. Deus tem unção dobrada, poder dobrado para você. A sua visão está se ampliando.
Quando o poder da multiplicação está em nós, chamamos a multidão e ela vem. Uns vem mais rápido, outros são mais atrasados. Mas todos vêm. A multidão vem para ser transformada. Através do poder da multiplicação você alcançará a multidão e a multidão alcançará o poder. A multidão glorificará o Deus que você serve e viverão a vida do Deus que você vive. A sua nação servirá ao senhor.
Você que queira liderar o povo de Deus precisa ter qualidades espirituais com prioridades
absolutas em sua vida. O maior segredo de um líder é ter e possuir uma vida espiritual tão extraordinária que cause vontade nos outros de querer imitá-lo. Isso acontecerá não pelo discurso, e sim pela prática.
Quais são as qualidades que você precisa ter para ser um ganhador de almas?
1º Santidade – qualquer um que deseja ser usado por Deus deve ser santo, pois Deus somente usará instrumentos limpos para fazer sua obra. Deus não mistura o santo com profano, por isso nunca derrama sua unção e poder em um vaso sujo. Ser santo é fazer oposição à carne, porque a carne milita contra o espírito. Ser santo é estar debaixo do governo de Deus, fazer a vontade de Deus para nossa vida. Ser santo é ser separado, de uso exclusivo de Deus, ou seja, somente Deus pode usar. Santidade consiste em pensar no que Deus pensa e desejar o que Deus deseja para nós. O segredo de nossa santidade é deixar ser guiado pelo Espírito de Deus e pela Sua Palavra.
...