O OSEIAS ARTIGO CIENTIFICO
Por: Mind Of Stuart • 11/9/2022 • Artigo • 3.714 Palavras (15 Páginas) • 130 Visualizações
SEMINÁRIO E INSTITUTO BATISTA BEREIANO
TRABALHO PARA NOTA DO CURSO DE ANTIGO TESTAMENTO II
TIAGO FREIRE DE BRITO
O LIVRO DE OSÉIAS
estudo panorâmico do livro do profeta Oséias
Natal
2020
TIAGO FREIRE DE BRITO
O LIVRO DE OSÉIAS
estudo panorâmico do livro do profeta Oséias
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para nota da matéria de Antigo Testamento II em Seminário e Instituto Batista Bereiano.
Orientador: Prof. Timóteo Franklin
Natal
2020
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO: 5
1. QUEM FOI OSÉIAS? 6
1.1. SUA MULHER 6
1.2. SEUS FILHOS 7
1.3. SUA MENSAGEM 7
2. CONTEXTO DO LIVRO 9
2.1. CONTEXTO ECONÔMICO 9
2.2. CONTEXTO ESPIRITUAL 9
3. INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO 11
3.1. TEMA DO LIVRO 12
3.2. O PROBLEMA DO LIVRO DE OSÉIAS 12
CONCLUSÃO: 14
RESUMO
Este trabalho busca fazer um estudo panorâmico do Livro de Oséias, com o propósito de se ter um conhecimento básico, porém importante do livro. De forma que melhore a compreensão daqueles que buscam ler o livro de Oséias. Tratarei de quem foi Oséias, e falarei um pouco sobre sua família, depois irei principalmente tratar da mensagem que há no livro e de sua importância. Por fim, trarei uma conclusão abordando o que ocorreu naquele tempo e que serve de aprendizado para os tempos atuais.
Palavras-chave: Oséias. Estudo panorâmico.
INTRODUÇÃO:
Neste artigo, trago um estudo panorâmico do livro do profeta Oséias. Buscando destacar os pontos importantes do Livro e o seu propósito. O livro de Oséias é um livro muito interessante de se ler, pois se trata de uma forma diferente de Deus lidar com a desobediência de Israel. Oséias foi usado de uma forma diferente dos outros profetas, para propagar a mensagem de Deus. Toda a história do livro de Oséias, nos faz sentir a dor de Deus ao ver o povo pecando contra ele. Pois neste livro, Deus se utiliza de um tipo de drama, para então tentar fazer com que Israel entendesse o quanto estavam sendo depravados diante de Deus.
Portanto, neste artigo, busco trazer uma visão de Oséias e depois falar de algumas coisas interessantes do livro. Tentando tratar de algumas peculiaridades deste livro. Principalmente de sua mensagem e de como ela foi transmitida. A mensagem em si, é algo quase que comum entre os profetas, pois o assunto na maioria das vezes é arrependimento diante da depravação que estavam vivendo. Contudo, a particularidade deste livro, é a forma como esta mensagem é transmitida. E é exatamente isto que vou querer trabalhar mais. Pois a forma como Deus utilizou a vida de Oséias para a propagação de sua mensagem, é que torna o livro mais interessante de se ler. Pois faz com que nos coloquemos no lugar de Deus, no sentido de que podemos imaginar um pouco de sua dor, ao ver os seus filhos amados pecando contra ele.
QUEM FOI OSÉIAS?
Oséias foi um homem chamado por Deus, para levar através de sua vida uma mensagem ao povo de Israel. Ele, viveu e profetizou no reino do norte. Contudo isto não o impediu de enviar uma palavra ao povo de Judá. (ARNOLD, 2001, 440)
Seu nome tem um significado interessante diante do contexto de todo o livro, o qual significa “O Senhor Salva”, e diante de tudo o que estava para acontecer e que já estava acontecendo, saber que Deus os salvaria, era algo importante. O reino estava dividido e eles estavam prestes a ser levados cativos pela Assíria. (ARNOLD, 2001, 440)
O seu ministério, foi mais ou menos entre 755 a 715 a.C. O que o tornava então, contemporâneo de Isaías que viveu durante 739 a 680 a.C. (GARDNER, 1999, 500). Grande parte dos estudiosos creem que ele iniciou todo seu ministério já no fim do reinado de Jeroboão. Pois, nesta época, a Assíria era uma potência que só crescia e estava próxima de se estabelecer como império mundial, sobre Tiglate-Pileser III. Os estudiosos creem piamente, que ele era cidadão de Israel e não de Judá, creem assim pela forma como se dirigia a Israel e pelas partes que ele conhecia de Israel. Pois eram lugares que apenas alguém que morava lá poderia saber (7.1; 8.5; 9.15; 10.5; 12.5, 12; 14.1). Além disso, grande parte de sua mensagem é voltada para o reino do norte e não para o reino do sul. (2.1,2; 4.1, 15; 5.1,8; 6.1,4; 6.1,4; 9.1,5,7; 10.9, 12; 11.8; 12.9; 13.4,9-13; 14.1,8) Isto não significa que ele não falou ao reino do sul, mas que ele falou pouco, pois apenas pouquíssimas partes de sua pregação é voltada para o reino do sul. (6.4, 11). (GARDNER, 1999, 500)
SUA MULHER
Sua esposa se chamava Gômer, ela era filha de um homem chamado Diblaim. (v.3) Ela era uma prostituta, que o traia várias, vezes. (RADMACHER, 2015, 1297) De forma que seus filhos foram chamados “filhos de prostituição”, (v. 2) pois eram frutos do adultério dela. Ela foi um grande motivo de sofrimento para Oséias, pois ela cometia adultério contra ele de forma que Oséias sofrias, através dos ciúmes, da traição e da humilhação que passava em seu lar e nas próprias redondezas. (ARNOLD, 2001, 440) Este relacionamento pode ser visto nos três primeiros capítulos do livro de Oséias. Com o passar do tempo, os adultérios de Gômer, fizeram com que seu casamento com Oséias acabasse, e ela acabou se tornado uma escrava ou concubina de algum outro homem. Isto é realmente chocante aos outros que estão vendo tudo isso. Contudo, o Senhor, pediu para que Oséias a comprasse novamente e demonstrasse misericórdia para com ela. E Oséias, fez conforme Deus havia pedido. E este ato de misericórdia, foi uma ótima ilustração do amor de Deus para com aquele povo. Algo que queremos tratar mais à frente.
...