O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por: Acristofer • 13/8/2022 • Artigo • 526 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
ESTUDO 14: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estou repassando uma sugestão de estudo para grupos, e o tema desse estudo será “planejamento de vida”.
Nesta reunião, o objetivo é mostrar a necessidade de um planejamento de vida para que haja uma recuperação verdadeira na vida da pessoa.
Como o dependente, via de regra, têm uma dificuldade enorme em lidar com os espaços vazios na sua vida (os tempos em que ele não têm nada para fazer e que muitas vezes o levam a uma recaída), e como ele foi acostumado a ter soluções quase que imediatas para os seus problemas com o uso das drogas e do álcool (porque com as drogas o efeito é quase que instantâneo e assim seus problemas são “resolvidos” num piscar de olhos), então ele precisa reaprender que a vida precisa ser construída gradativamente, passo-a-passo e sem a queima de etapas.
Como também a maioria dos que buscam uma recuperação estão entregues a um grande desânimo por causa das perdas que tiveram durante sua vida de ativa (perda de emprego, de boas oportunidades de crescimento, de casamentos, de amizades, abandono de estudos, e muitas outras frustrações), então eles precisam receber uma palavra de consolo que os anime a continuar apostando na caminhada de abstinência, mostrando ao mesmo tempo que é possível sim conquistar a vida que eles sonham ter.
Eles precisam receber uma palavra que mostre que é preciso ter sonhos sim! Em outras palavras, eles precisam aprender a preencher os seus espaços vazios, embora o dependente também precise aprender a lidar com os espaços em que não faz nada (mas isso é tema para um outro estudo). Precisam ser estimulados a correr atrás de seus sonhos e precisam saber que Deus não os proíbe de tê-los.
Precisam saber (e isso é extremamente libertador) que muitas vezes o seu desânimo não é devido a um fracasso real, mas está simplesmente ligado ao fato de que as coisas não estão acontecendo tão rápido como antes, tal como quando eles estavam acostumados com o uso de drogas e álcool. Isso é libertador porque mostra que as coisas não estão tão fora de controle, que o problema não está fora e que existe uma explicação para o que está acontecendo. Quanto entendemos o que acontece conosco, os “fantasmas” começam a desaparecer e o medo passa a diminuir!
Como fazer um estudo nessa direção? É simples:
1°) Comece mostrando o filme que está em anexo (“Planejamento Estratégico”- o filme mostra o que um menino é capaz de fazer para conseguir um irmãozinho), sem falar absolutamente nada.
2°) Depois faça uma breve introdução, de 5 a 7 minutos, falando de que precisamos ter sonhos na vida mas que, ao mesmo tempo, é necessário pensarmos antes de agir, de que precisamos planejar, descobrir meios de como atingiremos nossos objetivos. No fim da introdução, pode-se dizer: “O menino sonhou em ter um irmãozinho! E quanto a nós, quais são os nossos sonhos?”.
...