O Processo de Transformação da Renovação
Por: Maria Rodrigues • 5/11/2016 • Projeto de pesquisa • 663 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
XII Festival de Talentos da EEFM Dona Carlota Távora
TÍTULO: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO DISTRITO DE BREJINHO, ARARIPE (CE)
Autores
ALENCAR, Ana Maria Freitas de1
SILVA, Katiane Maria da1
ALVES, Maria Socorro Rodrigues2
1 Alunas da E.E.F.M Dona Carlota Távora
2 Professora de História da E.E.F.M Dona Carlota Távora
CONTEXTUALIZAÇÃO:
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é oriunda do século XVII, especificamente da França, devido as revelações feitas por Cristo, a Santa Margarida Maria Alacoque, disseminada no Brasil pelos jesuítas, no período da romanização e espalhada no Nordeste pelo Pe. Cícero Romão. Foi a partir das inquietações sobre as narrativas dos devotos em torno das transformações dessa prática religiosa e, da familiaridade com o lugar que o tomamos como objeto de pesquisa, com o passar do tempo às práticas religiosas do sertão assumiram características próprias, sofrendo influências das crenças populares, dos costumes locais e até mesmo de outras religiões. Neste contexto, surgiu o seguinte questionamento: Qual o impacto da transformação dessa devoção para os fiéis e para a localidade?
OBJETIVO GERAL:
- Compreender as transformações ocorridas em torno dessa devoção religiosa, devido a sua importância para a comunidade de Brejinho, em Araripe (CE).
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- A necessidade da construção de uma historiografia local, para que as futuras gerações conheçam os antepassados da comunidade.
- Investigar aspectos inerentes da religiosidade, através da memória.
- Analisar a devoção, contribuindo para a continuidade dessa prática ao decorrer do tempo.
METODOLOGIA:
Para a elaboração deste projeto, foi necessário o uso de testemunhos orais através de entrevistas, as mesmas foram realizadas no próprio espaço familiar dos entrevistados de maneira individual e em dias diferentes, como também usando questionários que foram aplicados em vinte e quatro famílias. As atividades foram ministradas pelos autores do projeto. Compreendemos que as memórias e narrativas são de grande importância, pois as construções de memória dessa tradição religiosa nos possibilitam compreender como o passado é construído. Percebemos a grandiosa devoção popular, que situa o Coração de Jesus como símbolo de ligação entre divindade e seres humanos.
RELEVÂNCIA DA PESQUISA/PROJETO:
Através do projeto podemos observar que como o próprio vocábulo Renovação expressa, essa devoção encontra-se envolta em uma gama de esperança, benevolência e sacralidade para os lares em variados aspectos da vida em família e comunidade. O ser humano sente o desejo de conhecer o sagrado a fim de melhorar sua vida tão perpassada pelos desatinos cotidianos, assim, o sagrado seria a solução para os seus problemas familiares, comunitários, entre outros. Pois, professar essa fé representa proximidade com o divino, por isso a importância de não deixar que essa devoção seja esquecida.
...