O SEMINÁRIO EVANGÉLICO AVIVAMENTO BÍBLICO
Por: Esequias Sá • 8/7/2021 • Projeto de pesquisa • 3.369 Palavras (14 Páginas) • 140 Visualizações
SEMINÁRIO EVANGÉLICO AVIVAMENTO BÍBLICO
ESEQUIAS BENÍCIO DE SÁ
SEITAS E SUAS PRINCIPAIS HERESIAS
Igreja Adventista do 7° Dia
Igreja dos Santos dos Ultimos Dias
Testemunhas de Jeová
RIBEIRÃO PIRES
2021
ESEQUIAS BENÍCIO DE SÁ
SEITAS E SUAS PRINCIPAIS HERESIAS
Igreja Adventista do 7° Dia
Igreja dos Santos dos Ultimos Dias
Testemunhas de Jeová
Pesquisa apresentada à Seminário Evangélico Avivamento Bíblico, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Seitas e Heresias, lecionada pelo professor Marcos Ventura.
RIBEIRÃO PIRES
2021
PESQUISA SOBRE
TRÊS SEITAS E SUAS PRINCIPAIS HERESIAS
Igreja Adventista do 7° Dia
Igreja dos Santos dos Ultimos Dias
Testemunhas de Jeová
Adventista do 7° Dia
1° Heresia – O sábado como o selo de Deus
Os Adventistas do 7° dizem que a guarda do “santo sábado” é o Selo de Deus para os salvos, e que guardar o Domingo é a marca da Besta, o número 666 (E.G. White; O Grande Conflito (Condensado); Ed. Casa Publicadora; Tatuí – SP; 1992 – Pág. 267).
Refutação Bíblica
A Bíblia diz que os que receberem a marca da besta já estão condenados. Por isso, não há mais razão para um adventista ‘evangelizar’ uma pessoa que observa o domingo em vez do sábado.
“Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Ap 14.9-10.
O selo com o qual foram marcados os salvos não é a guarda de um dia da semana, mas a presença do Espirito Santo morando nos remidos.
“... no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Ef 1.13.
“... o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações”. II Co 1.22.
2° Heresia – O juízo investigativo
‘O Juízo Investigativo’ é um termo cunhado para justificar erros do passado, quando tentaram calcular a data da volta de Cristo por vezes e frustraram-se. Então alegaram não haver erro na data, e sim no local. Disseram que essa data não seria a vinda de Jesus à terra, mas sua entrada no ‘Santuário celeste’, para terminar seu trabalho de salvação dos homens.
“Em 1844 Cristo entrou no mais santo lugar do santuário celestial, para terminar o trabalho de expiação, preparatório de Sua Vinda” (The Great Controversy, p. 481). “Para fazer expiação por todos aqueles que se mostrassem aptos para receber os benefícios da mesma”. (Ibid., p. 456).
Refutação Bíblica
As Escrituras dizem que Cristo, “depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus”. Hb 1.3.
O escritor aos hebreus está afirmando que Jesus realizou a expiação dos nossos pecados logo após Sua morte e ressurreição, pois dias depois de sua ressurreição já estava à direita do Pai. Logo então, não foi em 1844 que Nosso Senhor realizou a purificação dos pecados.
O escritor aos hebreus também diz que Jesus ‘já’ entrou de uma vez por todas no santuário adquirindo-nos uma redenção eterna, e não que entrará em 1844.
“Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. […] sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna”. Hb 9.11,12.
3° Heresia – Aniquilacionismo
No adventismo, aqueles que morrerem sem ter alcançado a salvação, serão, em algum momento, aniquilados. Acreditam que com a morte do corpo também morre a alma. Acreditam que Deus os queimará e eles se extinguirão.
Refutação Bíblica
Numa das histórias que Jesus contou, um certo rico que morreu foi ao Hades, onde era atormentado pelas chamas que não o consumia por completo.
“O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. "Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento”. Lc 16.22-25; Ap 14.10-11.
O uso de textos isolados por parte dos defensores da ideia da aniquilação da alma não resiste às afirmações claras dos evangelhos. Jesus afirma no texto a seguir que Deus tem o poder de lançar a alma no inferno como forma de juízo último, mas não menciona a aniquilação da mesma.
"Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno.
...