O Sentido da Vida
Por: AndreWillians • 27/2/2020 • Seminário • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
O SENTIDO DA VIDA
1. Introdução
a. Após acompanharmos essas duas mensagens “Olhar sobre si mesmo” e "Encontros com Cristo” nos deparamos com um sério questionamento sobre a pessoa humana em si mesma e em suas relações fundamentais.
b. São com esses questionamentos que nos deparamos com algumas indagações numa busca constante de FELICIDADE.
c. A resposta a essas indagações leva ao autoconhecimento e à descoberta do verdadeiro SENTIDO DA VIDA que é o tema dessa nossa mensagem.
2. Quem é a pessoa humana?
a. O ser humano é complexo e a cada dia que se passa se fazem novas descobertas e, até diria, que pouco se sabe ainda sobre a pessoa humana.
b. Dessa forma podemos estabelecer algumas de suas características básicas:
1) Inteligência: faculdade de compreender, entender, perceber, adaptar-se
2) Vontade: faculdade de praticar ou não um ato em obediência a um impulso ou motivos ditados pela razão
3) Liberdade: faculdade de se decidir ou agir conforme a própria determinação
4) Personalidade: caráter ou qualidade do que é pessoal e que determina a individualidade
5) Afetividade: o ser humano é coração, sensibilidade, sentimento, emoção
c. Com essas características básicas, o ser humano é:
1) Um ser consciente: procede com consciência e não instintivamente
2) Um ser que se relaciona: não vive isoladamente
3) Um ser único e irrepetível em sua individualidade: não pode ser copiado
4) Um ser afetivo e sensível: tem coração
3. Consciência: o que é?
a. A consciência não é sentimento de remorso ou cobrança
b. A consciência é a capacidade de conhecer-se a si mesmo no mais profundo do ser. Aquilo que motiva e entusiasma a responsabilidade e a participação. Aquilo que permite ao ser humano julgar e valorizar os projetos que ainda não realizou. Aquilo que permite ao homem compreender sua dimensão não apenas individual, mas também comunitária.
4. Consciência - como é
a. Por não ser apenas individual, a consciência é também:
1) Moral, pois deve ser formada segundo um conjunto de normas que orientam o comportamento e o seu julgamento
2) Ética, formada no respeito ao outro e a seus direitos fundamentais.
3) Social, isto é, nesse conjunto de normas, entram também considerações que incluem os outros e não apenas o individuo
4) Psicológica, isto é, forma-se não apenas com bases racionais, mas também inclui os diversos aspectos dos sentimentos e experiências de vida
5. O homem e suas circunstâncias
a. O homem é um feixe de relações, não pode ser analisado ou considerado individualmente nem por ele mesmo e nem pelos outros.
b. O homem é “ele e suas circunstâncias”, o que significa que ele não pode, sozinho, determinar sua vida e seus caminhos: ele é um ser situado, encarnado numa cultura.
c. A “consciência ética”, a “consciência psicológica” e a “consciência social” influem no sentido da vida de cada ser humano e na busca da completa realização de cada pessoa, da sociedade, da humanidade.
d. O ambiente no qual a pessoa vive, condiciona-a, integrando-a à realidade a qual, por sua vez, a interpela, educa e transforma. Por isso, o homem tem amplas possibilidades de mudar o ambiente e a si mesmo.
6. O ser humano e seus caminhos: realidade em perspectiva
a. Ao buscar o sentido de sua vida, sua realização, sua felicidade, o homem vai originando perguntas e propondo respostas – assim ele constrói a história
b. Para onde vai o homem: para o futuro brilhante onde os robôs farão o serviço pesado e ele terá todo o tempo do mundo para o lazer, ou para o mundo ressequido e escuro retratado nos filmes de ficção cientifica?
c. Por onde vai o homem: pela estrada do respeito à natureza e aos outros, ou pelas sendas da destruição em nome do progresso?
d. Quais são seus impulsos: a procura do bem, da justiça e da paz, ou a ganancia, o prazer, o consumismo?
e. Em que consiste suas vitórias e conquistas: na corrida espacial, no desenvolvimento tecnológico, na maravilha das telecomunicações, no progresso, cientifico sem precedentes, nos inventos que facilitam a vida?
f. Quais são suas derrotas e frustrações: a importância diante de pequenos problemas, a consciência de que os mesmos MCS que podem aproximar os povos e divulgar o progresso são mestres de violência, a sofisticação tecnológica que permite a manipulação dos genes e torna viável a fabricação de pessoas em laboratórios e agora, até, de clones, o progresso da guerra química que desenvolve formas cada vez mais aperfeiçoadas de destruição.
7. O ser humano e suas relações fundamentais
...