O dízimo e as ofertas
Ensaio: O dízimo e as ofertas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: argeu • 21/9/2013 • Ensaio • 687 Palavras (3 Páginas) • 1.068 Visualizações
CURSO DE TEOLOGIA
Teólogo Responsável: JUANRIBE PAGLIARIN
Reconhecido pelo Conselho Federal de Teólogos
O que credencia um Teólogo é a criação de uma produção cientifica e teológica inédita. E isto o Pr Juanribe Pagliarin fez ao reunir pela primeira vez na História os relatos de Mateus, Marcos, Lucas e João em um só, sem acrescentar nada à Palavra original, e dispondo os fatos na provável ordem cronológica em que ocorreram. Tal produção deu origem aos livros: JESUS – A VIDA COMPLETA e O EVANGELHO REUNIDO.
Sobre a 43ª. Aula, RESPONDA em uma folha e entregue ao professor:
1- Por quais razões Jesus é digno de receber Sete Dádivas e quais são elas?
2- Na Eternidade ficaremos livres de trazer as Primícias e as Ofertas?
3- O que é uma Oferta Perfeita?
4- Quem a praticou nos primeiros dias?
5- O que havia de errado com a Oferta de Caim?
44ª Aula - DÍZIMOS (HONRA) E OFERTAS (GLÓRIA)
Abel foi fiel a Deus, trazendo-Lhe: “dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta” (Gn 4:4).
Note que Abel deu “dos primogênitos” de cada ovelha que havia dado cria. Ou seja: de todas as ovelhas, Abel deu as Primícias, o dízimo de tudo. A “gordura” era a Oferta. Abel foi o primeiro Dizimista e Ofertante fiel, por isso “Deus atentou” para ele.
Não há nenhum outro fato notório que Abel tenha feito na sua vida, porque logo em seguida foi assassinado pelo infiel e invejoso Caim. Mas ele recebeu do próprio SENHOR JESUS o título de “O JUSTO” (Mt 23:35).
Mais tarde Abraão, igualmente, deu o Dízimo de tudo (Gn 14:20) e a maior Oferta que alguém poderia dar: Gn 22:15-18. Este mesmo exemplo foi seguido por Jacó, que deu de oferta a gordura (Gn 28:18) e fez o voto de ser dizimista (Gn 28:22).
O que é mais louvável no comportamento de Abel, Abraão e Jacó é que, em seus tempos, a Bíblia ainda não havia sido escrita, nem havia Templo para Deus, e tampouco tinham eles professores ou pastores para mandá-los ser fiéis nos DÍZIMOS e OFERTAS. E eles o foram! Aos que combatem Dízimos e Ofertas, argumentando sem conhecimento que eram coisas da velha Lei, estão aí Abel, Abraão e Jacó para provarem que os Dízimos e as Ofertas são anteriores à Lei! Isto porque DÍZIMOS E OFERTAS integram a verdadeira adoração a Deus!
Ao dar a Lei ao Seu povo, Deus ordenou que todos tinham de Lhe entregar a décima parte de tudo que tivessem ou conseguissem, fosse dos animais domésticos, dos produtos da terra, do fruto do trabalho e de outras rendas, como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos concedidas por Deus: Lv 27:30, Pv 3:10, Ml 3:10, estabelecendo também o princípio da Oferta Perfeita, sem defeito (Lv 22:20-21, Dt 17:1).
Nada do Dízimo e da Oferta consagrada a Deus pode ser resgatado ou usado, sob pena de morte: Lv 27:29.
Se algo for resgatado, a pessoa
...