Os Cônjuges Fazem Do Casamento Uma Oportunidade De Servir Melhor
Por: Edlaine Silva • 25/7/2023 • Trabalho acadêmico • 984 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
CASAMENTO CRISTÃO
Fundo musical: OCEANOS https://www.youtube.com/watch?v=nsrqA3eEqwg
Em primeira Coríntios 7:39, o apostolo Paulo usa a expressão “casar-se no Senhor. De fato, o casamento só persevera e vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
Não pense que comparecer a um templo evangélico e ter um pastor celebrando uma cerimônia perfaz um casamento no Senhor! Absolutamente, não. Pois vivemos em tempos, em que famílias experimentam a dolorosa experiência do divórcio, ou vivem em crises por falta da presença de Deus.
O único e mais eficiente meio para uma família vencer suas crises e angústias é manter-se fiel a Deus, deixando que ele Seja Senhor Absoluto das circunstâncias.
2. Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento foi constituído no Senhor:
2.1 Quando os cônjuges têm os corações inclinados a obedecer a Deus: Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. O texto de Apocalipse 3:20 revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas.
2.2 Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor: Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada. Num casamento no Senhor há cuidado espiritual mútuo, edificação, ministração, e o resultado é indubitável.”
3. E finalmente, quero falar acerca da existência de alguns componentes importantes para que um casamento venha a durar:
3.1 RESPEITO MÚTUO: Só há um princípio de respeito na vida familiar quando, ambos cônjuges aceitam-se como são, entendendo que são diferentes, e essas diferenças precisam ser respeitadas.
3.2 COMPROMISSO GENUÍNO: Implica em uma compreensão de que um vive para o outro. Isto implica em um amor sacrificial. Ser “uma só carne” não significa abdicar da personalidade ou dos direitos pessoais, mas implica em haverá entre os dois um sentimento de cumplicidade, de consentimento mútuo, concordância e parceria.
3.3 BOA COMUNICAÇÃO: Para se comunicar é necessário ter um entendimento emocional, mental e físico das diferenças entre um homem e uma mulher. As mulheres, por exemplo, costumam se comunicar com mais riqueza de detalhes, os homens são mais objetivos. As mulheres são mais emocionais, os homens mais racionais.
4. Conclusão “O perfeito casamento é a união de 3 pessoas – um homem, uma mulher e Deus. Isto é o que torna o casamento santo. Fé em Cristo é o mais importante de todos os princípios na construção de um lar feliz”.
5. VOTOS MATRIMONIAIS
Fundo musical: A BÊNÇÃO https://www.youtube.com/watch?v=qDtx5vvmiQM&t=392s
Por favor coloquem se de frente um para o outro, deem uma das mãos, com a outra segurem o microfone, olhem bem nos olhos um do outro e repitam comigo estas palavras:
Eu LEANDRO, prometo diante de Deus e destas testemunhas, receber a você ANDRÉIA, como minha legítima esposa para viver com você, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento. Prometo amá-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-me fiel a você enquanto vida tivermos. Para isto eu empenho a minha fé, a minha honra e a minha palavra"
Eu ANDRÉIA, prometo diante de Deus e destas testemunhas, receber a você LEANDRO, como meu legítimo esposo para viver com você, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento. Prometo amá-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-me fiel a você enquanto vida tivermos. Para isto eu empenho a minha fé, a minha honra e a minha palavra"
6. ENTRADA E CONSAGRAÇÃO DAS ALIANÇAS
FUNDO MUSICAL: TE EXALTAMOS https://www.youtube.com/watch?v=1wC5byCAs-I
Vamos receber as alianças
O noivo porá a aliança sobre a Bíblia do ministro, e o ministro, segurando a aliança:
“Senhor Deus, que criaste e santificaste o amor humano, ordenando que de dois se fizesse uma só carne, torna estas alianças símbolos do amor destes teus filhos, e consagra no teu amor a sua união. Abençoa Senhor, estes teus servos que perante Ti e estas testemunhas prometem fidelidade e amor, e selam a sua perene união. Eu consagro estas alianças no nome do Teu filho, e oro para que venha sobre elas o Teu Espírito Santo, e assim, que elas, ao tocarem a mão dos teus filhos, se manifeste sobre elas esta virtude poderosa e os capacite para a vida em comum, alcançando o seu espírito, alma e corpo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Entrega a Aliança da noiva para o noivo e pede para que ele repita as palavras:
ANDRÉIA, recebe esta aliança como símbolo de nossa união, e através dela eu me caso contigo, unindo a ti o meu coração e a minha vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Entrega a Aliança da noiva para a noiva e pede para que ele repita as palavras:
LEANDRO, recebe esta aliança como símbolo de nossa união, e através dela eu me caso contigo, unindo a ti o meu coração e a minha vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
7. CONFIRMAÇÃO DOS VOTOS
"Visto que LEANDRO & ANDRÉIA consentiram ambos em ingressar no estado de matrimônio, diante de Deus e destas testemunhas, havendo ambos dado e empenhado sua fé e palavra um ao outro, o que manifestaram pela união das mãos, eu os declaro marido e mulher, casados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
"Aqueles aos quais Deus uniu, nenhum homem os separe."
8. BENÇÃO FINAL
O ministro colocará a mão direita sobre as mãos dos noivos e dirá:
"Que o Deus Todo-poderoso, Pai, Filho, e Espírito Santo vos abençoe, vos guarde e vos mantenha firmes. Que o Eterno abençoe e guarde vocês, Que Deus olhe para vocês bem nos olhos e os faça prosperar. Que a comunhão do ESPÍRITO SANTO seja com vocês, com a sua descendência e com todos aqui presentes, desde agora e para sempre. Amém
...