Pastoral Urbana
Ensaios: Pastoral Urbana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocymara • 23/8/2013 • 662 Palavras (3 Páginas) • 5.006 Visualizações
PASTORAL URBANA
Aluna: Joanita K. Leithold
Professora: Prª Neide Lilian Couto Medeiros
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia- Introdução à Teologia
11/06/2012.
TEMA: Qual a importância da Igreja dentro do Contexto Urbano.
RESUMO
Este estudo é voltado á Pastoral Urbana, isto é fala sobre a urbanização, a pregação da palavra nas pequenas, médias e grandes cidades.
PALAVRAS-CHAVE: cidades desenvolvimento comunitário.
1. INTRODUÇÃO
Ao iniciarmos o estudo dessa disciplina, será interessante saber:
O que é urbanização?
O que é uma cidade?
Como é o dia-dia dos habitantes de uma cidade?
O estudo da história de uma cidade ou de um bairro é necessário para realizar um projeto evangelístico ou um projeto ainda mais abrangente e profundo que é o da pastoral urbana.
Cada cidade tem sua própria história. É fundamental conhecer a lógica administrativa municipal, quais são as áreas privilegiadas na administração pública, educação, saúde, saneamento básico e quais são os pontos fortes e os pontos fracos da cidade ou do bairro.
A história das cidades do mundo em geral é longa, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre cinco a quinze mil anos atrás.
Atualmente, as grandes cidades são muito maiores e mais populosas do que em tempos passados.
2. POR QUE ESTUDAR PASTORAL URBANA?
O maior desafio da pastoral urbana está em tornar pública a presença da Igreja na cidade. A sociedade atual, como foi visto, abre espaço para uma profissão de fé cristã ou uma prática religiosa.
3. DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
Sabemos que quando o evangelho ingressou no mundo das grandes cidades gregas e romanas a mensagem do reino de Deus transpôs os limites interioranos da Palestina e se espalhou pelo mundo urbano antigo. Muitas pessoas estiveram por trás dessa irradiação da mensagem evangélica.
A cidade helênica segue a linha da cidade da Grécia clássica e desenvolve a tradição de planejamento urbano. Escavações desta localizam ossos dos cidadãos, os templos e os prédios do governo. As antigas cidades normalmente tinham uma acrópole, um castelo para segurança.
Durante a Idade Média na Europa uma cidade era uma entidade político-administrativo com um grande agrupamento de casas.
Morar nas cidades começou a ser considerado um ato de liberdade em relação às obrigações rurais para com o senhor e comunidade feudal da época.
Algumas cidades tais como Veneza, Gênova, ou Lübeck tornaram-se cidades-estados poderosas. O inicio da Revolução Industrial e o crescimento da indústria moderna fez com que um grande número de imigrantes, provenientes de comunidades rurais, se instalasse em áreas urbanas.
O
...