Pregação
Resenha: Pregação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mjoliveira • 26/9/2013 • Resenha • 219 Palavras (1 Páginas) • 233 Visualizações
O ser humano é influenciado pela sua cultura, por meio de costumes, padrões, regras e agências de controle vigentes.
Desde as sociedades pré-capitalistas, o ser humano não era totalmente livre nas suas escolhas.
As influências do Estado e Igreja já limitavam a liberdade humana desde o período pré capitalistas.
Na pós modernidade o sujeito pôde pensar-se/imaginar-se
como livre para tomar sua decisões, entretanto essa é uma liberdade ilusória, pois o controle exercido sobre o homem continua a existir.
A globalização e o neoliberalismo criam uma expectativa de seres livres, autônomos e responsáveis.
Deslocando para o próprio sujeito a responsabilidade de ser bem-sucedido.
Porém, no capitalismo, esse ideal não pode ser alcançado por todos, pois o sistema econômico/social/histórico não poder oferecer as mesmas condições a todos.
Existe a necessidade dos conflitos de classe e a presença tanto de explorados como de exploradores para esse jogo perverso continuar.
Quando as pessoas percebem que não são tão livres e que não possuem os meios para alcançar o que a sociedade exige, entram em sofrimento/crise.
Tal crise pode ser definida como a crise da subjetividade privatizada, onde o que não era compreendido passa a ter um outro sentido, vê-se o quanto a sociedade influencia no modo de pensar, agir e viver, fazendo com que se frustre mas possa identificar quais os agentes e modificar sua relação com estes.
...