Quem Foi O Profeta Elias
Exames: Quem Foi O Profeta Elias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elisangela103012 • 7/8/2014 • 2.108 Palavras (9 Páginas) • 537 Visualizações
Q UEM
FOI
O PROFETA ELIAS?
ÍNDICE
CONTEXTO HISTÓRICO
página 3
1ª LIÇÃO DE ELIAS
página 4
QUEM ERA ELIAS
página 5
CONTEXTO POLÍTICO E RELIGIOSO DO TEMPO DE ELIAS
página 6
PRINCIPAIS VIRTUDES DO CARÁTER DE ELIAS
página 9
CONCLUSÃO
página 10
1º- CONTÊXTO HISTÓRICO:
No livro dos Reis encontraremos a História do povo de Israel.
Por volta do século X a.c.Depois que o filho do rei Salomão morreu Israel ficou dividida em 2 Reinos (o do norte: cuja capital era Samaria e do sul Judá sendo a capital Jerusalém);
Vários reis governaram Israel dividida durante 209 anos e na época de Elias o rei era Acab que foi o 7º rei depois de Davi por volta de 800a.c.
O rei Acab foi o mais impiedoso de todos os reis de Israel e se casou com Jezabel uma pagã, filha do rei deTiro( que conseguiu ser rei porque usurpou o trono) na fenícia que ficava mais ao norte de Israel. Ela era uma mulher muito má e foi responsável por muita injustiça durante o reinado de Acab: incentivou a adoração dos falsos deuses da sua época chamados “Baal”, construiu dois templos de adoração dos famosos bezerros de ouro, um na Samaria outro em Betel ,ordenando 450 sacerdotes para disseminar a crença nesses falsos deuses mandou matar os verdadeiros profetas. Com isso o povo deixou de cultuar o verdadeiro Deus em Israel e começou a viver de maneira desregrada numa situação de pecado, luxuria, orgias, em que tudo era permitido.
Então, em meio à toda essa situação o Deus verdadeiro, que não abandona ninguém, enviou o profeta Elias, para chamar todo o povo à conversão.
2º A PROFECIA DA GRANDE SECA.
Deus enviou Elias até o rei Acab com a seguinte mensagem: “não choveria sobre seu reino, até o dia que Ele, o verdadeiro Deus permitisse. E Elias foi até o Rei, temido por todos, e deu o recado e ainda chamou sua atenção, dizendo que ele estava pecando e deveria se converter.
1ª LIÇÃO DE ELIAS: CONFIANÇA EM DEUS. CORAGEM PARA ANUNCIAR A VERDADE E A BONDADE.
Em seguida, inspirado por Deus, Elias se retira da cidade e fica por algum tempo num lugar onde havia um riacho. Ele matava sua sede com a água desse riacho e pela manhã e à tarde apareciam corvos mandados por Deus, trazendo alimento para ele. E o tempo passou e até a água desse riacho secou... então Deus mandou Elias se dirigir a uma cidade chamada Sarepta, muito longe de onde ele estava, mais ao norte, chegando lá ele encontrou uma viúva recolhendo lenha para fazer sua última refeição ... e o livro dos reis narra esse episódio onde aconteceram dois milagres.
“MULTIPLICAÇÃO DA FARINHA E DO AZEITE” e permanecendo nessa casa proporcionou a“ RESSUREIÇÃO DO FILHO DA VIÚVA”.
3º DESAFIO AOS SACERDOTES DE ‘BAAL’ NO MONTE CARMELO.
Passaram-se 3 anos e meio sem chuva então o Senhor mandou Elias voltar a Acab e propor a ele o desafio no monte Carmelo.
Então Elias começa a fazer o caminho de volta, para se encontrar com o rei e encontra com o mordomo do rei ‘Abdias’,ele era um homem bom que ajudou 100 profetas a se esconderem para não serem mortos a mando de Jezabel. Então Abdias leva ELIAS até o rei tentando dar uma certa cobertura a ele já que Acab estava furioso com Elias achando que a seca era culpa dele. E nesse momento Elias faz o desafio a Acab.
EM CONSISTIA ESSE DESAFIO ?
Fazer o sacrifício aos deuses ‘Baal’ e ao Deus de Israel aquele fizesse chover seria o verdadeiro DEUS.
Depois disso Elias, que enfrentou 450 sacerdotes de Acab, foge com medo da perseguição de Jezabel e Deus se manifesta de novo.
4º ELIAS PEDE A MORTE DEITADO EMBAIXO DE UM JUNÍPERO E UM ANJO VEM LHE FORTALECER O CORPO E O ESPÍRITO. ( prenuncio da eucaristia nossa fortaleza)
Elias então caminha durante 40 dias e 40 noites para o monte horeb, onde Deus se manifestou a ele. Elias pede a Deus para se comunicar com ele, aí se forma um vento impetuoso, um grande terremoto, grandes labaredas de fogo e Deus não se manifestou ... por fim uma brisa suave aparece e então Deus se comunica com Elias Levando a ele o consolo que ele necessitava para continuar firme na esperança e na luta contra os falsos deuses.
Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” foi chamado por Deus para o ministério profético, em um dos piores períodos da história de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. Mas, em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.
I – QUEM ERA ELIAS
O mais famoso e dramático dos profeta de Israel;
Foi contermporâneo de Acabe, Jezabel, Acazias, Obadias, Jeú e Aazael;
Predisse o início e o fim de uma seca de três anos e meio (I Rs 17.1; 18.44);
Fugiu da presença de Acabe e foi sustentado pelos corvos e por uma pobre viúva (I Rs 17.1-6; 8-16);
Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança (I Rs 17.22);
Desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18.22-45);
Ameaçado de morte, fugiu com medo de Jezabel e desejou a morte (I Rs 19.4);
Caminhou 40 dias 40 noites, após ser alimentado com pão e água, trazidos por um anjo (I Rs 19.8);
Ao chegar em Horebe, esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus
...