TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA DO PROFETA

Tese: A VIDA DO PROFETA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

PROFETA ISAÍAS

O profeta Isaías tem seu livro classificado na sessão dos “profetas maiores” do Antigo Testamento. Tal classificação deve-se à extensão dos escritos, contudo posso afirmar que ele também se destaca diante do conteúdo de suas mensagens, assim como a sua pessoa. Várias foram as designações dadas a ele, tais como “o rei dos profetas”, “o profeta messiânico” e “o profeta evangelista”. Seu livro é considerado por alguns como “a Bíblia em miniatura”1.

Todos estes fatores destacam-se e atraem a atenção para esta personagem, que passa

agora a ser analisada de forma sintética quanto à sua vida e obra.

1. A VIDA DO PROFETA.

1.1. Seu nome.

O nome de Isaías (whyesy) é uma combinação de duas outras palavras hebraicas cujo significado seria “Yahweh é salvação”, ou “Yahweh deu salvação”, ou “Salvação de Yahweh”.

O nome na cultura hebraica é significativo podendo determinar uma situação presente, ou sendo determinada por ela; podendo ainda corresponder ao caráter presente do seu protagonista. Ridderbos (1986, p. 9) ainda faz uma conjectura interessante sobre as circunstâncias para o nome do profeta ao escrever: “Talvez os pais de Isaías lhe deram este nome para expressar a sua gratidão pela bênção experimentada por ocasião do nascimento do seu filho”. Apesar deste comentário não encontrar evidências internas e tradicionais, ainda assim, o nome de Isaías, certamente, cumpre o seu papel, uma vez que em sua mensagem ele apresenta o Santo de Israel promovendo a salvação do seu povo mediante seu Servo.

Tal atribuição se deve a similaridade de sessões que são duas; no número de capítulos correspondente ao número dos livros bíblicos; nos enfoques relacionados à lei e a graça advinda com o Messias; na apresentação de uma “voz” que clama na segunda sessão, correspondente a João Batista no N. T.; e no interlúdio entre as sessões do livro correspondendo com o interlúdio histórico entre os testamentos bíblicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com