RELIGIÃO, SINCRETISMO E MAGIA: A IMPORTÂNCIA DAS REDES TRANSDISCIPLINARE
Por: Joel Kwiatkowski • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
RELIGIÃO, SINCRETISMO E MAGIA: A IMPORTÂNCIA DAS REDES TRANSDISCIPLINARES.
VISITA AO TEMPLO DA BOA VONTADE
Joel Gomes de Oliveira
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo empreender uma reflexão acerca do conceito da religião, sincretismo e magia nas redes transdisciplinares, partindo tanto de elementos teóricos estudados e apresentados em sala. Nossos procedimentos metodológicos consistiram em recorrer inicialmente, ao entendimento de qual a importância do tema que nos foi direcionado, aplicando na pesquisa de campo.
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo interpretar à luz da antropologia a religião, sincretismo e magia, sendo divido em duas partes, a primeira foi uma apresentação de um seminário, onde apresentamos aos alunos esse tema, tendo com referencia o livro “Psicologia da religião no mundo ocidental contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade.”
A segunda parte do trabalho foi uma visita de campo, onde os alunos tiveram que escolher um local ou uma comunidade religiosa para visitar, com o objetivo de fazer um estudo etnográfico, ou seja, levar o aluno a viver um pouco a experiência religiosa daquele local e assim fomentar o conhecimento, o respeito das diversas religiões e fazer uma análise religiosa, evitando preconceito ou discriminação em relação a crença de cada individuou.
Como segunda parte do trabalho escolhemos para visitar o templo da Legião da Boa Vontade, localizado na cidade de Brasília/DF. Nesse estudo abordaremos um pouco sobre esse templo que além de ser um monumento de fé ecumênica, ou seja, um lugar voltado para as diversas religiões, também é um monumento turístico, por causa da sua arquitetura moderna e as obras de artes que ficam dentro do monumento. Hoje a LBV segundo a secretaria de turismo do DF é o local que recebe mais visitante anualmente.
2. Desenvolvimento.
2.1.Templo da Legião da Boa Vontade.
O Templo da Legião da Boa Vontade é um centro ecumênico, onde pessoas de todas as religiões podem visitar. Na entrada do templo damos de frente com o Trono e Altar de Deus, que é a representação artística e, ao mesmo tempo, ecumênica e de Amor Fraterno. Os quatro elementos básicos da natureza (fogo, ar, água e terra) então na obra para simbolizar o Criador. É ponto de referência para a Fé das criaturas que peregrinam até o local, sejam quais forem suas crenças. Também podemos ver a Nave do TBV, que é o piso que foi construído em granito e desenhado em espiral, de forma que o visitante, assim que entra na Nave, percorra pela cor escura, que gira no sentido anti-horário, representando a jornada difícil do ser humano na busca de um ponto de equilíbrio. No centro da pirâmide, exatamente sob o cristal, existe uma placa redonda de bronze, que simboliza a descoberta da Luz e o inicio de uma nova jornada. Já o caminho de cor clara, em sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores espirituais e morais adquiridos pelo esforço próprio da criatura, terminando no Trono e Altar de Deus, de quem recebe as bênçãos.
No topo da pirâmide,
...