RESENHA O SISTEMA FEUDAL
Por: Jrodrigo Vieira • 27/4/2016 • Artigo • 679 Palavras (3 Páginas) • 946 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
HISTÓRIA
JANDERSON RODRIGO MELO VIEIRA
RESENHA
O SISTEMA FEUDAL
ARACAJU SE
2016
JANDERSON RODRIGO MELO VIEIRA
RESENHA
O “IMPEACHMENT” E A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL
Resenha apresentada ao Curso de História sob orientação do Prof.ª ANGELA MARIA NEVES DA SILVA , como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de .
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
Aracaju
2016
(BONAVIDES, Paulo. Ciência política, p. 384) O “IMPEACHMENT” E A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL ,
Mário Furley Schmidt nasceu no ano de 1959 na cidade de Niterói RJ.
É professor, escritor e é considerado o autor que mais vendeu livros de História do país.
Sua coleção Nova História Crítica vendeu mais de 10 milhões de exemplares e foi alvo de críticas e polêmicas.
Nesse texto sobre A sociedade feudal, Mário Schmidt fala sobre o feudalismo na Idade Média, sua formação, estrutura e principais características.
O autor explica que o Feudalismo nasceu na idade Média, quando os bárbaros tomou todas as fronteiras da Europa fazendo com que as fronteiras dos comércios fossem fechadas. Com esse sistema de portas trancadas os europeus foram obrigados a lidar com o surgimento do feudalismo.
Suas principais características são: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária, onde predominava a troca.
Era uma forma de relações sociais e políticas baseadas em vassalagem entre senhores feudais e vassalos. Teve suas origens no declínio do Império Romano e prevaleceu na Europa durante a Idade Média. Uma das principais causas que deram origem ao feudalismo foi a queda do Império Romano e as invasões bárbaras.
A situação de instabilidade política, econômica e social resultou em vários conflitos armados e as lutas para o controle dos territórios. A fraqueza das monarquias para defender seus territórios levou à criação de feudos e implementação deste sistema em muitos dos territórios da Europa após a queda do Império Romano.
O termo deriva do feudo, palavra (contrato entre soberanos ou senhores feudais e vassalos e território ou domínio), que vem do latim medieval, feodum ou feudum.
Politicamente, o feudalismo foi caracterizada pela descentralização do poder, o papel influente da Igreja e da nobreza exercia o poder por meio de relações de lealdade e proteção oferecidos ao rei em troca de domínios e terras.
...