Reação a Leitura Socorro! Estão me Seguindo
Por: Vena1993 • 1/9/2023 • Resenha • 927 Palavras (4 Páginas) • 772 Visualizações
Reação a Leitura do livro
Socorro! Estão me seguindo
Clinton A. Valley
O livro Socorro! Estão me seguindo, aborda o tema da liderança cristã através de uma ótica organizacional, Valley justifica a necessidade de compartilhar do conhecimento sobre o tema de uma forma simples, direta e aplicada a realidade em que vivemos baseado na declaração oficial sobre liderança emitido pela Conferência Geral da IASD em 28 de julho de 2005.
O autor descreve a natureza da liderança na Igreja Adventista do Sétimo Dia que deve ser baseada nas habilidades, experiências e qualidades necessárias para cada cargo somadas ao senso de missão e o desenvolvimento dos princípios e valores defendidos pela igreja local e mundial.
Em minha opinião, é importante destacar a ênfase dada pelo autor a compreensão da visão do líder cristão para a IASD, concordo com a afirmação de que o líder deve ter capacidade de adaptar-se às circunstancias apresentadas no contexto em que está inserido, sem deixar de lado as bases de nossa fé.
A declaração de Valley que desafia os líderes da nova geração é a de que “o líder de hoje precisa ser visionário, romper com as dificuldades da burocracia clássica ampliando a hierarquia existente, tornando-a mais horizontal”.
Me chamou a atenção o fato de que a situação da liderança apontada por Valley na data em que foi lançada sua publicação permaneça sendo um dos grandes desafios do mundo corporativo. Grandes empresas e grupos gigantescos foram aniquilados pela deficiência encontrada na formação de novos líderes.
Da mesma forma fica clara a necessidade de desenvolver uma liderança que se envolva com o contexto, seus seguidores e principalmente entenda seu papel como líder, é uma das preocupações constantes da IASD para o cenário atual.
Valley descreve a relação de líder x seguidores a relação que acredito ser vital para o desenvolvimento das atividades que desenvolvemos no clube de desbravadores. Cada reunião, cada momento dividido nos dá a oportunidade de estreitarmos o relacionamento com os juvenis e adolescentes que nos observam a todo momento a fim de tocar através do Espirito Santo os corações de cada um deles.
Também explora com profundidade as características do líder cristão: desejar a nobre função, ser irrepreensível, ser hospitaleiro, ser apto a ensinar, não avarento, bom governador de sua casa e espiritualmente maduro. Características cruciais que nos ensinam como a ambição pela liderança quando acompanhadas do entendimento da soberania divina no processo e do sofrimento que acompanham o sucesso de um processo que já tem um final feliz, uma coroa que aguarda a cada um que se colocou nas mãos de Deus para ser um líder.
Exemplos clássicos como a disponibilidade dos profetas inicialmente reconhecendo a incapacidade diante do chamado, e logo após, a aceitação da execução da liderança entendendo o chamado Divino ao serviço são citados. A delegação de atividades sugerida por Jetro a Moisés
a fim de tornar a liderança participativa e ao mesmo tempo eficiente na formação de novos líderes nas mais diversas áreas. O perigo da liderança que busca perfeição sem a guia Divina e com o objetivo de inflar o ego como Nabucodonosor.
A leitura nos leva a reflexão da real motivação pela qual trabalhamos como clube e como ministério da IASD, qual é a nossa visão? Temos trabalhado com paixão pela salvação de todos que entram
...