Relatório Escavando a Verdade
Por: Keven Silveira • 10/10/2021 • Projeto de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Relatório de Leitura
Keven Silveira Freire
Silva, Rodrigo. Escavando a verdade: a arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia. Tatuí, SP: Casa Publicadora brasileira, 2008, Cap. 1 ao 9
Esta leitura, de uma forma bem resumida, pode se dizer que serviu para reavivar a fé e alicerçar as cresças antes já existentes. De uma forma bem suave e de fácil entendimento, o autor deixou claro pontos que nos trazem ânimo e nos mostram que nossa fé tem sentido racional. E na mesma primícia tem por objetivo mostrar que o relato bíblico histórico não é apenas uma fábula, como muitos pregam, mas a luz da arqueologia, ou melhor dizendo a luz da ciência, existem vários aspectos que afirmam ela como verdade.
Todos os capítulos abordados tiveram como objetivo principal o livro de Gênesis, o qual tem sido o principal alvo de críticas e entendido, em muitas vezes por eruditos, como apenas uma fábula de uma religião judaica, onde suas informações não poderiam ser levadas realmente a sério, levando dessa forma a incredulidade deste livro que contém a base de toda a crença do cristianismo, propriamente dito.
Porém é mostrado de forma bem clara e sucinta que sim, o livros de Gênesis possui a sua veracidade e boa parte da mesma é comprovada do pela ciência, através de descobertas da arqueologia bíblica, e não só por ela, mas por muitos outros arqueólogos que, em suas tentativas frustradas tentaram através de achados demonstrar a contradição bíblica com a história, mas acabaram por provar mais uma vez que a Bíblia possui sua verdade histórica.
Contudo, o autor tentou deixar o texto e suas argumentações de uma forma bem acessível a seu público, com o objetivo, creio eu, de atingir todas as classes sociais dos eruditos aos mais leigos sobre este assunto, fazendo assim com que cada um deles tivessem a oportunidade de defender a sua fé e as suas crenças baseado na ciência. E mostrando dessa forma que a ciência tem sido um importante aliado, em nossos tempos, para mostrar a veracidade e importância dos textos bíblicos como livros históricos sério, assim como outros manuscritos.
Fazendo isso de certa forma o autor deixou de se aprofundar em algumas partes, que poderiam ser um pouco mais abordadas e deixadas com um maior grau de clareza, de forma que apresentasse todas a possibilidades de interpretação possíveis sobre o assunto em questão, mas em alguns aspectos o autor por se delimitar de mais e com o objetivo de deixar mais fácil a compreensão do leitor, o autor pecos neste ponto. Porém se utilizou de alguns exemplos bem claros, e isto é notório, para a ilustração do seu argumento.
Em suma, a leitura trouxe um ponto de vista diferente, trouxe mais argumentos e com isso uma solidificação maior naquilo que já se acreditava posteriormente a leitura, trouxe também uma compreensão maior de alguns fenômenos bíblicos e algumas informações importantes sobre a arqueologia, descobertas e estudos e informações sobre a cultural local da época que são bem pertinentes.
...