Religiao Indigena
Monografias: Religiao Indigena. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessyca34 • 15/3/2014 • 3.090 Palavras (13 Páginas) • 341 Visualizações
RELIGIÕES INDÍGENAS
RELIGIÕES INDÍGENAS
O conhecimento do fenômeno religioso nas tradições indígenas sugere
um repensar sobre o nosso conceito acerca desses povos e sua milenar
sabedoria e cultura. Desde a colonização, os povos
indígenas têm sido explorados e excluídos ao longo da
história do Brasil.
O que podemos aprender com a sua rica cultura e
tradição? Como podemos contribuir para que os índios
se integrem na sociedade sem perder a sua
identidade? Muitas vezes a mídia apresenta-os como
ingênuos e incapazes; povos condenados à
desintegração social. Porém, apesar do preconceito,
discriminação e exclusão de que são vítimas, existem
comunidades indígenas que têm mostrado o seu valor e
habilidade para conviver na sociedade de hoje, buscando resgatar e preservar
a sua história e cultura, sem perder o seu referencial. Um exemplo disso são as
várias comunidades indígenas do Xingu, no Mato Grosso. “O Parque Indígena
do Xingu engloba, em sua porção sul, a área cultural conhecida como Alto
Xingu, integrada pelos Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako,
Nahukuá, Trumai, Wauja e Yawalapiti. A despeito de sua variedade lingüística,
esses povos caracterizam-se por uma grande similaridade no seu modo de
vida e visão de mundo. Estão ainda articulados numa rede de trocas
especializadas, casamentos e rituais inter-aldeias. Entretanto, cada um desses
grupos faz questão de cultivar sua identidade étnica e, se o intercâmbio
cerimonial e econômico celebra a sociedade alto-xinguana, promove também a
celebração de suas diferenças”.
Os índios querem continuar sendo índios e têm esse direito assegurado
na Constituição do nosso país. “São reconhecidos aos índios sua organização
social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as
terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las,
proteger e fazer respeitar todos os seus bens.” (Constituição Federal – Art.
231).
Conhecer as expressões religiosas dos povos indígenas permite
compreender melhor a sua cultura e superar o preconceito que muitos ainda
têm em relação ao índio e seu modo de vida.
As influências da cultura do branco e das religiões, principalmente de
matriz cristã, impregnaram suas crenças e costumes, na maioria das vezes de
forma negativa, levando muitos índios a perderem sua identidade. Cabe hoje a
todos os cidadãos conscientes defender os direitos de liberdade e dignidade
dos povos indígenas do Brasil.
O índio acima de tudo como ser humano deve ser respeitado. Sua
cultura precisa ser preservada, conhecida, resgatada e valorizada para que ele
tenha condições dignas de vida na sociedade contemporânea.
SOCIEDADES SOLIDÁRIAS - As sociedades indígenas são
organizadas a partir dos princípios de solidariedade, partilha e generosidade
entre os membros da tribo. Essas atitudes éticas abrangem a todos e em
muitos casos até mesmo os inimigos. Com certeza, esse é um exemplo a ser 4
aprendido e seguido pela nossa sociedade marcada pelo individualismo,
ganância, competição e consumismo desenfreado.
OS INDÍGENAS NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO
BRASIL E NOS DIAS DE HOJE - Nos primeiros tempos da colonização do
Brasil, os povos indígenas eram vistos a partir do olhar dos dominadores de
então, como “gente sem fé, sem lei, sem rei”. Assim, projetava-se a sociedade
indígena em termos daquilo que lhe faltava, na opinião dos europeus. Os
europeus queriam a todo custo impor-lhes a sua cultura e religião.
Com o decorrer do tempo percebeu-se que o
índio era resistente, ele tinha convicção quanto às
suas próprias crenças e mitos. Assim, o catolicismo
daqueles tempos encontrou dificuldades em
converter os índios que, segundo o pensamento
vigente, não tinham Deus, nem hierarquia, nem
disciplinamento litúrgico.
A opressão encontrou seus caminhos e a
dominação se deu através da introdução da cachaça,
pois o entorpecimento e dependência favoreciam a
conquista de seus corpos e almas. Através de
doenças, contaminando previamente roupas e
cobertores que seriam presenteados aos índios, esses “selvagens teimosos”
eram, então, dizimados.
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