Resenha Livro: A conferência dos pássaros
Por: Luís Henrique Francês • 29/6/2015 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Ciências Humanas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Estudo Comparado das Religiões
Professor: Dilip Loundo
Aluno: Luís Henrique Moreira Viard
Matrícula: 201272086A
Opinião crítica sobre o livro “A Conferência dos Pássaros”
De Farid Attar
Neste excelente livro, Farid Attar nos conta uma história de superação de obstáculos e autoconhecimento. Os pássaros do mundo se reúnem para decidir quem será seu rei, já que eles não têm nenhum. Poupa, o mais sábio de todos eles, sugere que eles devem encontrar o lendário Simorgh, um pássaro mítico persa - uma alegoria da busca por Deus. Poupa representa um mestre sufi e cada uma das aves que desiste da viagem representa uma falha humana que impede o homem de atingir a iluminação. Do grupo de pássaros que parte, somente trinta pássaros conseguem, finalmente, chegar ao local de moradia do Simorgh. Lá eles descobrem que eles mesmos são o rei que procuram.
De certo modo, o livro representa algo que está no interior de todos nós: a busca pelo nosso rei. E quem é este? Nós mesmos. No contexto do livro, os próprios pássaros, que, ao superarem os desafios pra chegarem até Simorgh, descobriram em si virtudes enormes, tomando conhecimento de forças interiores que eram até então desconhecidas.
Nossa busca pelo conhecimento interior deve ser constante, pois sempre temos algo novo para descobrir. A persistência e não fraquejar quando houver dificuldades é essencial para o sucesso nessa busca.
Ao ler o livro de Attar, já posso dizer que estou nessa busca constante. Antes, talvez, inconscientemente. Agora, com certeza, ciente do fato. É uma leitura esclarecedora e empolgante que abre nossa mente para novos horizontes.
...