Sacramentos da iniciação cristã
Por: rinhas • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.388 Palavras (6 Páginas) • 384 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os sacramentos da iniciação cristã nos transmitem a grace sacramental que é um dom gratuito de Deus. Mas pouco a pouco por virtude da natureza e debilidade humana, essa vida nova vai sendo enfraquecida, muitas vezes sem se dar conta, o cristao vai cedendo aos pecado as vezes esquecendo-se de que existe, afastando-se assim das graças recebidas dos sacramentos de iniciação cristã. Jesus Cristo tomando em consideração a fraqueza humana institui os sacramentos de cura ( a penitencia e a unção dos enfermos para nos curar das nossas enfermidades corporais e espirituais.
Dentre os sacramentos instituidos por Jesus Cristo temos dois ( o Matrimonio e a Ordem ) que estao orientados para a realizacao da vocacao ao serviço dos irmaos e da igreja. Assim os noivos unidos em matrimonio assumem um compromisso que e para toda a vida. E alguns jovens querendo imitar cristo entregam-se a virgindade por causa do Reino atraves do sacramento da Ordem.
O que é o sacramento da penitência e para que serve ?
O sacramento da penitência é o sacramento instituido por Jesus Cristo, atraves do qual nos perdoa os pecados cometidos depois do baptismo. É o sacramento pelo qual nos perdoa pelos pecados cometidos depois do baptismo. É o sacramento pelo qual voltamos a amizade com Deus e com os irmaos. Este sacramento exige de nos um esforco pessoal e eclesial como irmaos da igreja. A penitencia e um sacramento de conversao porque realiza sacramentalmente o convite de Jesus a conversao e o esforço de voltar a casa do pai. E o sacramento da confirmacao porque nos permite o reconhecimento e a confissao dos pecados perante o sacerdote. É tambem reconhecimento de louvor da santidade de Deus e da sua misericordia para com os pecadores. É o sacramento do perdao porque atraves da absolvicao, Deus nos concede o perdao dos pecados e a paz. A penitencia e o sacrameno da reconciliacao porque da ao pecador o amor de Deusque reconcilia “Deixai-vos reconciliar com Deus” 2 Cor 5, 20. É o sacramento de misericordia, reconciliando o mundo consigo em Cristo.
Para que serve ?
Este Sacramento serve para nos transmitir abslovicao dos nossos pecados confessados a Deus e perante o sacerdote. Serve para nos transmitir a graça e a paz perdidas pelo pecado, reconcilia-nos a ser humildes e se as confissoes forem frequentes e bem feitas reduz em nos as mas inclinacoes aumentanos o amor a Deus e aos irmaos. Ajudanos a tornar consciente cada vez mais profundo o ideal do cristao e a reconhecer as infidelidades a Deus que e amor.
Este sacramento reconcilianos com a igreja e nos faculta a remissao da pena eterna contraida pelos pecados mortais e das penas temporais.
2. Explique os efeitos do sacramento da uncao dos enfermos.
O sacramento da uncao dos enfermos da uma graca de conforto, de paz, e de coragem porque o doente suporta dignamente o sofrimento da doenca e da velhice.
A graca deste sacramento concede o perdao dos pecados se o doente nao puder obte-lo atraves da confissao porque pela forca do espirito santo o doente e curado no corpo e na alma. Este sacramento une o doente a paixao de cristo porque o doente recebe a forca e o dom de se unir mais intimamente a paixao de cristo. O sofrimento , consequecia do pecado original recebe um sentido novo o doente no seu sofrimento e levado a participar na paixao de cristo. A uncao dos enfermos conferre uma graca eclesial, porque atraves do dom do espirito santo o doente recebe a forca de se associar a paixao de cristo nao so para oseu bem mais para toda igreja. A uncao dos enfermos prepara o doente para a ultima passage, encontro para o pai, porque completa a nossa conformacao com a morte e ressurreicao dde cristo. Da mesma forma que o baptismo comecou em nos a vida nova e a confirmacao nos fortalece para podermos vencer as dificuldades desta vida terrena, a uncao dos enfermos sela o fim da nossa vida como quee uma defesa das ultimas batalhas, antes de chegarmos a casa do Pai.
3. Os graus do sacramento da ordem sao:
- O diaconato, o presbiterato e o episcopado.
Estes tres graus estao interligados entre si, complementam-se.
O diaconato e uma etapa de iniciacao em vista ao sacerdocio. Tomando em concideracao o significado da palavra diaconato que significa servico o candidato a ordenado a diacono esta para servir:
- aos pobres, aos doentes, proclama o evangelho ou palavra de Deus, administra os sacramentos do baptismo, matrimonio, preside os funerais, distribui a Eucaristia e leva esta aos doentes.
Desemvolvendo estas actividades ele colabora com o sacerdote e com o bispo. O diacono e ordenado pelo bispo numa celebracao eucaristica na presenca do clero e da comunidade crista.
Terminando com sucessos o tempo do diaconato o candidato e ordenado presbitero ou sacerdote pelo bispo, numa celebracao eucaristica com a presenca do clero e da comunidade crista.
O presbitero faz tudo que o diacono faze preside a eucaristia oferecendo o sacrificio de cristo ao pai, administra o sacramento de penitencia e da santa uncao ou uncao dos enfermos. O sacerdote é o representante de Cristo na comunidade e trabalha em estreita
...