Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva
Artigo: Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdomelo7 • 24/10/2013 • Artigo • 559 Palavras (3 Páginas) • 655 Visualizações
Tema: Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva
Texto: Atos 2: 42-47
Introdução: Oswald Smith, Escritor sobre evangelismo e missões, certa vez disse que se a Igreja atual receber as bênçãos que fora prometida a Igreja Neo-testamentária é necessário viver como vivia aquela igreja do primeiro século;
Existe algumas característica no livro de Atos sobre como os primeiros cristãos viviam, analisando o texto de At 2. 42 -47, podemos observá-las.
1. Perseveravam na doutrina dos Apóstolos. (V. 42)
Doutrina do grego Didahcê significa ensino a respeito de algo, ou seja algo que Jesus Cristo tinha ensinado nos Santos Evangelhos.
Doutrina dos Apóstolos não era necessariamente doutrina de autoria dos líderes daquela igreja, e sim uma continuidade do que Jesus tinha ensinado.
Veja o que diz o texto do evangelho de João 17. 16-23;
“Eles não são do mundo, como também eu não sou.Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”
Lucas diz que eles depois de serem instruídos nos ensinamentos de Jesus, eles perseveravam nesses ensinamentos, pesquisando a palavra persevera que Lucas usa nesse texto fiquei maravilhado no significado, como é profundo essa palavra que as vezes a lemos ou a usamos de maneira muito superficial, abaixo trago um resumo dessa pesquisa:
Do grego perseveravam, proskartereo, significa:
1) aderir a alguém, ser seu partidário, ser dedicado ou fiel a alguém;
2) ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo;
3) continuar todo o tempo num lugar;
4) perseverar e não desfalece;
5) mostrar-se corajoso para;
6) estar em constante prontidão para alguém, servir constantemente;
Entre essas observações quero destacar o segundo ponto que diz ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo. Isso é maravilhoso, não apenas eram constantes no que Jesus tinha ensinado através dos Apóstolos e também tinham constante cuidado, acho que esse cuidado tem sido esquecido pela igreja atual, isso devido as muitas e quase exaustivas atividades que a igreja tem com seus programas, programas que tem como muitos objetivos exceto o perseverar na doutrinas dos Apóstolos.
Temos vivido dias de muitos crente medrosos, escondem sua fé nos templos e com isso são apáticos e carnais
...