ÉTICA CRISTÃ
Monografias: ÉTICA CRISTÃ. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fe2015 • 20/11/2013 • 400 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
4 - Ética cristã
A ética cristã é o sistema de valores Moraes associados ao Cristianismo e que retira dele a sua sustentação teológica.
A ética cristã é o conjunto de valores Moraes total e unicamente baseado nas Escrituras Sagradas, pelo qual o homem deve regular sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo. Não é um conjunto de regras pelas quais os homens poderão chegar a Deus – mas é a norma de conduta pela qual poderá agradar a Deus que já o redimiu. Por ser baseado na revelação divina, acredita em valores morais absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens, de todas as culturas e épocas.
É nas Escrituras Sagradas, que encontramos o padrão moral revelado por Deus.
Texto Bíblico: O Sermão do Monte ou Sermão da Montanha é uma compilação de ensinamentos de Jesus. Segundo Santo Agostinho é a “Perfeita Regra ou Padrão da Vida Cristã.”
O Sermão do Monte inicia-se, segundo o apostolo Mateus, com “As Bem-aventuranças” (que significa boa sorte, bom destino), onde Jesus nos ensina a conquistarmos os valores espirituais e nos desapegarmos da matéria.
Jesus termina dizendo que todo aquele que escuta as suas palavras e as pratica é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Diante da solidez da edificação, mesmo com as chuvas que caíram, com a correnteza dos rios e o sopro dos ventos, a casa não ruiu.
5 - Liderança Cristã
Liderança Cristã: “É uma vocação em que há uma perfeita mistura de qualidades humanas e divinas, ou um trabalho harmonioso entre o homem e Deus destinado ao ministério e bênção das demais pessoas”.
JESUS
Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.
Comunicou: sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da época (parábolas). Pregou em Hebraico, grego e aramaico (língua corrente da Palestina). E ainda utilizou o latim língua dos romanos, ou seja utilizou todos os recursos disponíveis para alcançar os perdidos.
Delegou: a missão de espalhar a mensagem de salvação a todo o mundo.
Inovou: rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sábado.
Motivou: enviou Seu Espírito para que seus discípulos saíssem das easas-esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas.
Planejou: deu ordens específicas (“amai-vos uns aos outros…” etc.).
Treinou: escolheu 12 homens para a liderança, treinando-os durante três anos e meio aproximadamente.
...