AD de turismo de esportes e de aventura
Por: Fábio Marcelo Thomé • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 574 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de Aprendizagem: Turismo de Esportes e Aventura
Curso: Turismo
Professor: Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo
Nome do aluno: Adolpho Dias
Data: 22/03/2014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia a reportagem publicada online no dia 18/02/2011 - 13h26 no site:
<http://globoesporte.globo.com/radicais/noticia/2011/02/atleta-anda-de-caiaque-no-rio-tiete-para-conscientizar-populacao.html>.
(Acesso em: 26 fev. 2015) e responda às questões.
ATLETA ANDA DE CAIAQUE NO RIO TIETÊ PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO
Pedro Oliva rema pelas águas poluídas e faz apelo para evitar mais problemas, principalmente em dias de chuva: 'Depende de todos nós'
Pedro Oliva, atleta de esportes extremos, pegou seu caiaque nesta sexta-feira, mas não para treinar. Ele remou pelas águas do rio Tietê, em São Paulo. O objetivo era conscientizar a população sobre os riscos de se jogar lixo em locais inadequados. A ideia veio após as enchentes na capital paulista nas últimas semanas.
As vidas que estamos perdendo em catástrofes naturais são reflexo das atitudes de cada um no dia a dia, somos responsáveis.
Pedro citou como exemplo o rio Tâmisa, que corta a cidade de Londres, palco dos Jogos Olímpicos de 2012.
- Ele chegou a ser declarado morto, mas uma ação entre governantes e o povo o ressuscitaram. O mesmo ocorre em Seul na Coreia. O Tietê vem melhorando, podemos ver margens com lindos jardins, é uma devolução de parte que pertence a ele. Hoje as técnicas de despoluição estão avançadas. Dar vida ao Tietê depende de todos nós, para que possamos voltar a nadar neste Rio, que foi palco de competições divertidas. Nossos filhos ou netos poderão desfrutar de um ambiente paradisíaco em meio umas das maiores cidades do planeta - disse.
a) Cite e explique 02 tipos de práticas esportivas que poderiam ser realizadas no rio se o mesmo oferecesse condições. (2,5 pontos)
Na hipótese em que o Rio Tietê estivesse despoluído, seria plenamente viável diversas práticas esportivas; atendendo ao enunciado cito a “pesca esportiva” e o rafting como esportes executáveis, haja vista, no caso do segundo, a existência de trechos com corredeiras propícias. No que tange à pesca, sua despoluição e um oportuno trabalho de reposição de peixes (alevinos), devolveria, gradativamente, a diversidade da vida aquática, o que certamente tornaria atrativa à pesca esportiva.
b) Cite e explique 02 obstáculos para o lazer que seriam transpostos se o rio Tietê pudesse ser utilizado para práticas desportivas. (2,5 pontos)
Considero que a poluição e a dificuldade de acesso; os dois obstáculos atuam como inibidores de qualquer ímpeto de utilização do rio para práticas desportivas e, caso se solucionasse estes problemas (o que demandaria muito tempo, mas é preciso começar!), certamente se criaria uma atmosfera própria para atrair os desportistas. Podendo, até mesmo, a longo prazo, se desenvolver em determinados trechos do rio, atividades turísticas. Um rio que atravessa praticamente todo o estado de São Paulo tem um potencial incrível na área do turismo de esportes e de aventura.
2) Leia o texto abaixo, extraído de um Blog de esportes radicais da Rede Globo e responda às questões:
AUTORIDADES ARGENTINAS DECIDEM NÃO REMOVER COLLARES DO FITZ
Disponível em
O corpo do brasileiro Bernardo Collares vai ficar para sempre no Cerro Fitz Roy. A dificuldade do acesso e as chances nulas de achar Bernardo com vida fizeram com que as buscas não fossem iniciadas.
Fica o sentimento de gratidão ao Bernardo que à frente da Federação de Montanhismo do Rio ajudou a organizar e a desmarginalizar o esporte junto à sociedade em geral.
...