TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cemitério da Consolação

Por:   •  18/10/2016  •  Artigo  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETO DE PESQUISA:        

3. OBJETIVO GERAL:        

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:        

4. HIPÓTESES        

5. JUSTIFICATIVA        

6. CEMITÉRIOS COMO FORMA DE TURISMO        

7. O CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO        

8. A EXPERIÊNCIA DO VISITANTE        

9. METODOLOGIA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1. INTRODUÇÃO

Os cemitérios fazem parte de um contexto polêmico, pois esses locais de respeitabilidade, intocabilidade e de memória aos que já faleceram são responsáveis por despertar diversos sentimentos, atitudes, opiniões, ideias, imagens, representações conflitantes e complementares, normalmente gerando fascínio, seja ele despertado por medo ou por admiração (FIGUEIREDO, 2015). Segundo Manhães (2010) e Osman e Ribeiro (2007), a concepção das pessoas é instigada pelo imaginário popular, como, por exemplo, em filmes de terror e na literatura, onde ocorrem diversas situações assustadoras que ultrapassam a  imaginação. Apesar do choque e espanto ao se falar de turismo e lazer em cemitérios no Brasil, essa prática já é bem difundida em diversos países do continente europeu e americano (FIGUEIREDO, 2015).

O Cemitério da Consolação é considerado um “museu a céu aberto”, por abrigar diversas obras de artes, além das obras arquitetônicas, como os túmulos que receberam influências de diversas culturas e épocas, por isso tem sido admirado por visitantes estrangeiros, que apreciam as obras ali reunidas (ASSIS, 2010). Segundo Carrasco e Nappi (2009), esta demanda captada pelos administradores, se deve ao fato da providenciação de monitoria para a visitação, elemento fundamental para a prática do Turismo Cemiterial. Todavia, há que se destacar a ausência de incentivos econômicos para o incremento dessa atividade, bem como para obras de preservação.

Nestas circunstâncias, o texto tem como objetivo abordar e analisar a exploração turística e de lazer nos espaços internos do cemitério da Consolação a partir da utilização de seus potenciais históricos, artísticos, culturais e religiosos. Diante do exposto, optou-se por trabalhar com a coleta de dados de campo em forma de análise a partir de questionários com perguntas fechadas aplicados aos visitantes do cemitério, visando buscar explicações sobre o perfil, objetivos e expectativas dos frequentadores. O estudo bibliográfico envolveu a compilação e avaliação de informações para contextualizar e sensibilizar a importância do Turismo e lazer no Cemitério da Consolação.

2. OBJETO DE PESQUISA:

Cemitério da Consolação na cidade de São Paulo.

3. OBJETIVO GERAL:

Analisar a utilização turística e de lazer do cemitério da Consolação em São Paulo, levando em consideração seu potencial histórico e artístico.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Analisar as expectativas e objetivos dos visitantes do cemitério.
  • Refletir sobre a valorização dos monumentos e das obras de arte de renomados artistas pelos frequentadores.
  • Examinar a existência de programas de visitação educacional no cemitério.
  • Investigar as motivações turísticas que levariam os frequentadores a visitar o cemitério.
  • Explorar como se daria a atividade turística dos frequentadores em relação aos personagens famosos, enterrados no cemitério.

4. HIPÓTESES

É incontestável a importância desse espaço carregado de história e memória, sendo que o lazer e o turismo pode significar uma forma de contribuição para a sua preservação, embora seja uma área em desenvolvimento, percebe-se a falta de projetos e incentivos ao turismo nos cemitérios, deixando símbolos arquitetônicos, históricos e artísticos a mercê da depredação causada por falta de cuidados e até mesmo vandalismo. A atratividade turística no cemitério da Consolação seria estimulada, em primeiro lugar, por ser um local onde é possível usufruir da tranquilidade e paz de espírito que é propiciada pelo paisagismo. Em segundo lugar, pretende-se destacar o interesse pela visitação a mortos ilustres, que é recorrente em quase todos os cemitérios do mundo. Em terceiro lugar, destacam-se os atributos referentes às personalidades e obras de arte, pois são elementos essenciais que refletem um determinado período da história.

5. JUSTIFICATIVA

Definiu-se o tema “lazer e turismo no cemitério da consolação” a partir da percepção de seu grande potencial para fins turísticos e de lazer no cemitério. Buscar entender os interesses, objetivos e expectativas dos visitantes é de suma importância para conseguirmos relacioná-los a contextos históricos e de como essa atratividade turística deve ser estimulada. Esse projeto pretende contribuir com informações atualizadas sobre o tema, podendo colaborar em futuras pesquisas acadêmicas, ou oferecer material de estudo para interessados na área, além de que o desenvolver da pesquisa poderá servir também para conscientização da sociedade ou até mesmo  como um alerta para órgãos públicos sobre a visitação e preservação do turismo cemiterial, fazendo com que haja divulgação e importância deste segmento.  

6. CEMITÉRIOS COMO FORMA DE TURISMO

A palavra cemitério nos traz uma associação de tristeza, angústia e perda. Se dissociarmos essa ideia da negatividade dos cemitérios, torna-se possível uma associação considerada bastante positiva, como um local para admirar obras de arte, conhecer a história da região, descobrir curiosidades e contemplar a beleza de jardins e diferentes jazigos por puro prazer e lazer.

De acordo com Figueiredo (2014), os campos santos criados no período do século XVIII, foram concebidos precisamente para serem visitados e admirados pelas obras de arte neles contidas. Ao garantir um local inviolável para os corpos e sendo um sítio de romantização e sentimentalização da morte do morto, as necrópoles tornaram-se áreas fundamentais para as visitas, recordações e reflexões. Complementa-se o discurso afirmando que os planejadores dos cemitérios no século XVIII desejavam que estes objetos fossem parques feitos para a visitação familiar e museus de homens ilustres. Hoje em dia, observa-se que o turismo cemiterial, não é realizado em todos os tipos de campos dos mortos. Observa-se que o mesmo só acontece, essencialmente, nos cemitérios históricos, devido ao fato que eles reúnem os itens enfatizados e valorizados pela atividade turística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com