Como Se dá a representação do Independência Shopping para os moradores do Dom Bosco
Por: gaprucs • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
TEMA
Como se dá a representação do Independência Shopping para os moradores do Dom Bosco
JUSTIFICATIVA
Dentro dos conceitos de desenvolvimento trabalhados nas aulas da disciplina “Desenvolvimento e Turismo”, a relação do bairro Dom Bosco com os empreendimentos construídos em seu entorno - um deles, o Independência Shopping - foi abordada algumas vezes, despertando interesse sobre o assunto. O bairro está localizado em uma área de grande crescimento e desenvolvimento da cidade de Juiz de Fora, entretanto, parece não estar incluído no status desse desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL
Compreender a representatividade do Independência Shopping para o bairro Dom Bosco e a relação que os moradores possuem com ele, partindo da premissa de exclusão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Saber se os moradores frequentam o Shopping
- Entender a percepção que os moradores têm do Shopping
- Compreender o que o Shopping representa para os moradores
- Compreender o que os moradores consideram que o Shopping representa para o bairro Dom Bosco
- Confirmar ou refutar a hipótese de exclusão
METODOLOGIA
A metodologia escolhida para esta pesquisa acadêmica foi a qualitativa. O conhecimento foi baseado nas experiências e para isto foram realizadas entrevistas abertas dentro da comunidade do bairro Dom Bosco e dentro do Independência Shopping.
Foram abordadas aleatoriamente três pessoas dentro do independência shopping, de faixas etárias diferentes, para responderem duas perguntas: o que achavam do shopping estar localizado ao lado do bairro Dom Bosco; e se elas conheciam o bairro.
A primeira, mulher, 27 anos, disse não ver problema algum e alegou só ter passado pelo bairro. O segundo, homem, 32 anos, disse não ser relevante o shopping estar localizado ao lado do Dom Bosco e ainda elogiou por estar próximo ao centro. Porém também conhece o bairro só de passagem. A terceira, mulher, 56 anos, disse não se sentir segura, porque apesar de não conhecer o Dom Bosco, ouve falar muito sobre os assaltos na redondeza e alegou não ter segurança nenhuma. Mencionou também sobre quase não ir ao shopping.
Já no bairro Dom Bosco, as perguntas feitas foram: “você frequenta o independência shopping?”, “o que o shopping representa para você?” e “o que você considera que o shopping representa para o bairro Dom Bosco?”.
Duas pessoas responderam livremente. O primeiro, homem, 59 anos, disse que não frequenta o shopping, só alguns de seus familiares. O segundo, homem também, 47 anos, é cego e tem paixão por filmes e por isso ele vai ao shopping só por causa da loja Saraiva.
Os dois entrevistados comentaram sobre uma certa relação de hostilidade do independência shopping com a comunidade. Um dos exemplos citados foi que na abertura do independência tinha segurança que ficava vigiando a população, com “implicância”, pois generalizam a comunidade pressupondo uma violência por parte dos moradores. Os entrevistados mencionaram também a delimitação do bairro e afirmaram que o shopping pertence ao Dom Bosco e na mídia o local aparece como sendo do bairro Cascatinha.
Por estes motivos eles não se sentem pertencendo àquele empreendimento.
DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi desenvolvido em formato de mini filme informativo, com recortes de vídeos que possuem imagens do bairro Dom Bosco, principalmente as que compreendem o Independência Shopping e seu entorno. Também compõem a filmagem um trecho do vídeo sobre o Shopping e sua ampliação ocorrida depois de sua inauguração[1], além da entrevista com moradores do bairro Dom Bosco e áudios de entrevistas gravadas com frequentadores do Shopping. Todo material foi obtido com auxílio de smartphones e para a compilação e edição final foi utilizada a plataforma “Vegas” de edição de vídeos.
...