Definição de Turismo
Seminário: Definição de Turismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandabasilio • 10/10/2013 • Seminário • 953 Palavras (4 Páginas) • 515 Visualizações
Definição de Turismo
Turismo é o ato de movimentar pessoas, fenômeno social, econômico e cultural que relaciona pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas. Ele transcende as esferas das relações de balança comercial. Segundo o dicionário Michaelis, turismo é: "Viagens feitas, por prazer, a lugares que despertam interesse", já o dicionário Aurélio conceitua o verbete como: "Viagem ou excursão, feitas por prazer, a locais que despertam interesse.
Mas a definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimentar pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios".
História do Turismo
A palavra “turismo”, tem origem no século XIX, pois, tem suas raízes estendidas na história. Turismo tem existência desde a época primitiva, ou seja, época do homem da caverna, porém no século XX, e depois da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu o poder de compra das pessoas, e assim evoluiu a produtividade empresarial.
Mesmo presente no desenvolvimento de vários países, o turismo várias vezes não é compreendido por grande parte da população, que acham que é somente deslocamento e viagens. É necessário esclarecer a importância que o turismo possui, pois ele gera milhões em divisas, há muitos anos, para muitos países de todo o planeta.
O turismo iniciou-se no século XVII, quando sinais de crescimento industrial afetaram a vida estabelecida há séculos. O aumento da riqueza, a ampliação da classe de comerciantes e a secularização da educação estimularam o interesse por outras culturas e pelo conceito de que viajar era uma forma de conhecimento.
Hermann Schattenhofen, em 1911, relatou que turismo é a compreensão dos processos, especialmente os econômicos, que se manifestam na chegada, na permanência e na saída do turista a um determinado município, país ou estado.
O século XX abriu as portas para a prática do turismo em grande escala, graças às transformações proporcionadas pela Revolução Industrial. O turismo passa a integrar a vida das nações.
A compreensão do turismo pressupõe, o conhecimento do lazer já que aquele é uma manifestação deste. E isso constitui a característica principal do turismo de massa nas sociedades modernas. As pessoas usam parte do tempo livre para viajar há algum lugar com finalidades diversas e permanecem ali por motivos que, não têm ligações com seu trabalho. Hoje se avalia que as viagens ocupam quarenta por cento do tempo livre.
Tipos de Turismo no Brasil
O Brasil possui uma capacidade turística bem diversificada pelo fato da extensão territorial. Por ser um dos maiores países , dispõe-se de áreas com culturas diferentes, climas e infraestruturas que possibilita a prática de muitos tipos turismo como o ecoturismo, o turismo rural e o turismo de massa. É possível chegar a 20 tipologias diversificada de turismo que pode se praticar no Brasil, algumas dessas são novas e outras consideradas bem “exóticas” por algumas pessoas.
Entre as tipologias turísticas mais comuns o Brasil conta com o turismo de aventura (onde a adrenalina é o principal fator) e o ecoturismo (voltado à admiração da natureza) que são executados em áreas naturais; há o científico ou de estudos e intercâmbio, que busca o aumento do conhecimento e a troca de experiências culturais e educacionais; o turismo de compras ou de consumo, em lugares nos quais os visitantes se interessem somente nos produtos regionais ou de melhor preço proposto à venda; turismo cultural,
...