Engenharia de Controle e Automação Laboratório de Instalações Elétricas
Por: GABRIELLY DE SOUZA ANDRADE • 4/10/2022 • Exam • 714 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1] Engenharia de Controle e Automação
Laboratório de Instalações Elétricas
Professora: Gedeane G.S. Kenshima
Experimento 04:
Instalação de Interruptores e Tomadas
Data da Realização: 26/09/2022
Data Limite de Entrega: 04/10/2022
Integrantes (realizadores da experiência):
[pic 2]– Prontuário (SP305993-6) – Arthur Henrique Leal
[pic 3]– Prontuário (SP306331-3) – Arthur Mazza Ferreira
[pic 4]– Prontuário (SP309933-4) – Gabrielly de Souza Andrade
Turma: N5 – 1º semestre de 2022
Sumário
Objetivos 3
Introdução Teórica 4
Material utilizado 6
Procedimento Experimental 7
Questionários 8
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
Objetivos
O experimento tem como objetivo demonstrar na prática a ligação dos componentes para a partida direta de motores.
Introdução Teórica
O presente relatório, tem como seguimento abordar a prática em laboratório de Instalações elétricas, onde o Roteiro tem segmento “Partida Direta de Motores” onde aborda o seguinte tema: Partida Estrela e Triângulo.
A partida estrela-triângulo é uma das partidas mais usadas na indústria no acionamento de motores de máquinas. A chave de partida estrela-triângulo destina-se à partida de motores trifásicos com rotor em gaiola e tem como objetivo diminuir os efeitos da partida na instalação elétrica.
[pic 5]
Figura 3 – Fechamento em Estrela em MIT (Fonte:https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/e5/Partida_Estrela_Tri%C3%A2ngulo_2.0.pdf).
O motor é inicialmente ligado em estrela até que alcance uma velocidade próxima da velocidade de regime, quando então essa conexão é desfeita e o motor é ligado em triângulo.
[pic 6]
Figura 3 – Fechamento em Triângulo em MIT (Fonte:https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/e5/Partida_Estrela_Tri%C3%A2ngulo_2.0.pdf).
Durante a partida em estrela, o conjugado e a corrente de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais, assim proporcionando uma partida mais lenta para o motor, amenizando os efeitos mecânicos causados pela rápida aceleração.
Já a Partida Direta, neste caso o motor, parte com valores de conjugado (torque) e corrente de partida plenos, pois suas bobinas recebem tensão nominal, conforme figura abaixo:
[pic 7]
Figura 3 – Circuito de Partida Direta Estrela Triângulo (Fonte:https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/e5/Partida_Estrela_Tri%C3%A2ngulo_2.0.pdf).
Sempre que a instalação permitir, o tipo de partida deve ser direto, já que o motor foi projetado para estas condições (corrente e tensões nominais).
A corrente elevada de partida do motor ocasiona as seguintes consequências prejudiciais:
- Acentuada queda de tensão no sistema de alimentação da rede, o que ocasiona interferências em equipamentos instalados no sistema;
- Exigência de superdimensionamento de condutores e componentes pois se não feito isto, ocorre a redução drástica da vida útil destes;
Material utilizado
- Disjuntor trifásico;
- Contator trifásico;
- Relé térmico;
- Motor trifásico;
- Botões de impulsos, NA e NF;
- Cabos elétricos.
Procedimento Experimental
Questionários
Explique o porquê do contato de SELO no circuito de comando:
Baseia-se em uma problemática, como por exemplo quando o botão não se encontra pressionado, ele interrompe o caminho por onde a correte passa e para que continue seu funcionamento é necessário que haja um operador que fique o pressionando sem parar. Para que isso não ocorra, o Contato de Selo entra em seu papel e tem como principal objetivo, o intertravamento elétrico das botoeiras pulsadoras, onde trabalha em constância, alimentando-o caminho elétrico, sem a presença de um operador.
...