Fordalandia x natura
Por: ju_max • 28/10/2015 • Relatório de pesquisa • 432 Palavras (2 Páginas) • 442 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP / Jundiaí
Gestão em Recursos Humanos – 1º semestre |
Fordlândia x Natura
O projeto "Fordlândia" do empresário norte-americano Henry Ford recebeu este nome porque no passado foi um projeto agro-industrial. Henry Ford investiu mais de 30 milhões de dólares entre os anos de 1928 a 1945, chegando a empregar cerca de 6000 operários por mês, com a idéia de plantar e extrair látex de Seringueiras que nunca produziram absolutamente nenhuma gota de borracha para as ansiosas linhas de produção em Detroit.
Visão:
Muitas vezes a empresa em si pode ser grande mais não significa que tem instituição (regras; normas). O que é caso da Fordlândia. Uns dos seus maiores erros foram a falta de regras e normas e também a falta de tecnologia.
Os americanos subestimavam os brasileiros e não respeitava sua cultura, eram obrigados a usar crachás e comandados num estilo a que não estavam habituados, o que causava conflitos e baixa produtividade.
A cidade tinha um dos melhores hospitais da região e a Vila Americana, composta pelas casas dos administradores vindos dos Estados Unidos, era de alto nível: possuía gramados para golfe, quadras de tênis, piscina, campos de futebol, clube e cinema. Os funcionários ficavam em vilas bem mais modestas. Mas ainda assim a rotatividade de funcionários era muito grande, pois os brasileiros não estavam acostumados com a rigidez e cultura norte americana.
Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para estética. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 2013 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Visão:
Exemplo de empresa pela qual existe harmonia e equilíbrio. É uma Instituição forte e possui tecnologia de ponta juntamente com a qualidade, excelência e organização.
A Natura anualmente analisa e define o melhor desenho organizacional, identifica suas competências atuais e futuras, define e verifica seus processos, políticas e sistemas de gestão, com a intenção de buscar o processo mais adequado na busca de seus objetivos estratégicos.
Gerenciamento de Desempenho é uma abordagem dinâmica e contínua voltada ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do desempenho do colaborador e do seu crescimento pessoal e profissional. Ele se baseia em mapear os recursos humanos da empresa, para identificar performances diferenciadas e estimular uma cultura de alto desempenho na Natura.
É nitidamente perceptível as diferenças de ambas empresas, tanto no processo de planejamento quanto nos conceitos. São dois momentos diferentes que podem servir de exemplo para demonstrar a real importância do RH.
...