Maputo: Das Origens a Atualidade
Por: Xavier Junior • 30/4/2017 • Projeto de pesquisa • 785 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
Maputo: das origens a actualidade
E uma cidade singular a vários títulos, cuja beleza natural e paisagem colorida deixam deslumbrados todos os que a ela chegam, e que merecendo uma visita pausada para melhor apreciação da paisagem urbana, atentando-se a beleza dos seus edifícios e monumentos, que se impõem pela sua grandeza e pela graciosidade dos seus detalhes arquitectónicos, a agitação da vi9da local, a oferta gastronómica e a afabilidade dos habitantes de Maputo. Todos estes factos convidam o visitante a ficar, ou, pelo menos, a voltar. Maputo tem muito a oferecer aos visitantes e a quem a visita, levando todos a render-se a uma identificação afectiva com a cidade, atraídos pela magistralidade de algumas das suas construções e monumentos, dos seus museus, da sua arte dos seus espaços verdes, pela atmosfera carregada de simbolismo e magia que a rodeia e, sobretudo, pela forca afectiva e simpatia das suas gentes. A cidade exerce uma atracção natural sobre os turistas de todo mundo, especialmente dos países vizinhos, que acolhe nos seus excelentes hotéis, restaurantes e esplanadas, como reputado destino turístico, e de toda a justeza realçar a beleza impar da sua paisagem e das suas magnificas praias e estancias turísticas que fazem desta cidade uma das mais belas do continente africano. Da cultura artística de Maputo não se pode deixar de assinalar o seu artesanato, desde a pequena escultura aos objectos da cestaria multicolorida da cerâmica ao mobiliário rendilhado de madeira e palha (Rocha 2015).
Caracterização geográfica e histórica
Maputo a bela capital moçambicana, também chamada xilunguine ou khapfumo e entre todas as cidades de Moçambique, uma das de formação mais recente. A informação disponível regista ter sido o navegador e comerciante português Lourenço Marques entre 1544 e 1545 o primeiro europeu a fazer o reconhecimento da baia, que designou do Santo Espírito. A cidade de Maputo esta situada na extremidade sul do pais, no litoral interior da baia com o mesmo nome. Devido a sua importância política e económica e também a dimensão da sua população, a cidade de Maputo tem o estatuto de província, cuja jurisdição corresponde a área do município. A área do município e de 346.7 quilómetros quadrados, comportando 34 bairros divididos por 7 distritos urbanos. kaMpfumo (Mafumo), KaMaxaquene (maxaquene), Nhlamankulo( Chamanculo), KaTembe (Catembe) e KaNyaka (Inhaca), KaMavota (Mahota), KaMubukwana (Mubukwana). Elevada a categoria de cidade há 10 de Novembro de 1887, Maputo que ate 1975 se chamou Lourenço Marques (Rocha 2015).
Museu da moeda
A funcionar num edifício construído em 1860, e um dos raros exemplares da arquitectura indo-portuguesa em Maputo. O museu da moeda foi erguido quando se generalizava a construção em alvenaria em Lourenço Marques. E o mais antigo edificio0 de alvenaria da cidade. Em 1964 foi-lhe atribuído o estatuto de monumento nacional desde 1981 esta sob tutela do arquivo histórico, funcionando desde então como museu nacional da moeda. Esta localizada na praça 25 de Junho, no ângulo com a rua Consiglieri Pedroso (Rocha 2015).
Fortaleza de Maputo
A fortaleza de Maputo e um monumento que marca a presença colonial portuguesa na região. A sua reconstrução na forma actual e uma realidade do século XX. Alberga hoje o museu de história militar nacional, aberto aos visitantes, onde se encontram velhos canhões e outro armamento antigo, pedras da desaparecida fortaleza de Sofala, diversas inscrições e lápidas. E na fortaleza de Maputo que esta depositada a estatua de Gungunhana, o ultimo rei de Gaza no século XIX, preso e deportado para os Açores onde veio a falecer. Esta localizada na praça 25 de Junho, bem perto da doca marítima (Rocha 2015).
...