Planejamento
Por: TuanyBarros • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
Vale do São Francisco
O Rio São Francisco é um dos mais importantes rios do Brasil. Nasce na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, no sul do estado de Minas Gerais. Atravessa cinco estados do Brasil – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe – totalizando mais de 2.600 km de extensão.
Em Pernambuco, o vale do São Francisco é composta por 3 municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Devido o clima e o sistema de irrigação, em pleno Sertão nordestino. É um local diferenciado onde, em qualquer época do ano, é possível plantar e colher. O VSF Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 7 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.
O enoturismo se tornou grande atrativo e também grande impulsionador do turismo em
consistente crescimento nos últimos anos. A região também passou a explorar o turismo de negócios, despertando a atenção de profissionais nacionais e internacionais interessados em conhecer de perto o processo de produção, as tecnologias empregadas e provar o excelente resultado final, ou seja, os diferentes tipos de vinhos.
Entre as variedades tintas, destacam-se Syrah e Cabernet Sauvignon; entre as brancas, Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner
* O grupo Miolo tem sede em Casa Nova - BA.O grupo lançou há cerca de dois anos o ‘Vapor do Vinho’, uma agradável passeio pelo rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho (BA) até chegar nas terras férteis das vinhas que fazem os vinhos conhecidos internacionalmente. O grupo Miolo trabalha com 11 marcas de vinhos
Uma das primeiras iniciativas para a atividade enoturística na região foi a adequação das propriedades vitivinicultoras e consequentemente sua abertura ao atendimento da demanda turística que pouco a pouco vinha surgindo no VSF. Os empresários visualizaram no turismo novas possibilidades mercadológicas para o seu produto, trabalhando temas como a produção de vinhos, dando a oportunidade ao visitante de observar o processo diferenciado de fabricação, desde o plantio da uva até a embalagem final do produto, além do processo tecnológico na produção de frutas.
Petrolina
A partir dos projetos de irrigação iniciados na década de 90 a cidade ganhou uma boa
infraestrutura e potencial para o desenvolvimento do enoturismo.
Petrolina possui celebrações de destaque durante o ano todo. No Carnaval ocorre a Frevança no Vale dos Vinhos, com apresentações de blocos com orquestras de frevo, batucadas, maracatus, oficinas de dança e shows musicais.
Lugares para Visitação
roteiros disponíveis localmente: um focado em atividades ligadas ao enoturismo e ao rio São Francisco e outro focado no turismo ambiental. O enoturismo é organizado pela agência de receptivo Rafhatur e consiste em um passeio com duração de um dia, incluindo visitação a Vinícola Miolo (Casa Nova-BA); a Fazenda Fortaleza, produtora de frutas do Vale; passeio panorâmico na Barragem de Sobradinho-BA e almoço no Bodódromo.
No espaço conhecido como Ecoteca, o visitante tem acesso a informações sobre a Caatinga. A Embrapa concentra pesquisas agropecuárias em três áreas: agricultura irrigada, agropecuária de sequeiro e os estudos socioeconômicos e agroecológicos do semiárido. Recebem cerca de 3.000 mil turistas/ano interessados em realizar a trilha da caatinga e desenvolvimento de pesquisas.
Roteiro Enoturismo
Vitivinicultura;
- Gastronomia;
- Artesanato;
- Cultura Regional;
- Agricultura Irrigada;
- Fruticultura;
- Vivências (colheita,
plantíl e produção);
- Santa Maria da Boa Vista
Em Santa Maria da Boa Vista destaca-se a Festa do vaqueiro e a Serenata da Recordação. O Museu Coripós também é um espaço interessante para aqueles que desejam conhecer um pouco melhor a história do município. Em função da agroindústria e da agricultura irrigada, a cidade é forte na produção de vinhos, sendo possível a visitação à Fazenda Milano.
Lugares de Visitação
A Fazenda e Vinícola Milano é considerada uma das pioneiras na produção de uvas e vinhos finos no nordeste. A produção de vinho começou em 1984 aproveitando a qualidade das uvas com produção irrigada. Na Fazenda Milano são produzidos os Vinhos Botticelli. Hoje os vinhos Botticelli tem sua qualidade reconhecida e fazem sucesso tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e Europa. A vinícola passou de 40 a 150 hectares de vinhedos e produziu 1,2 milhão de litros de vinho em 2004, com produção crescente a cada ano.
Atualmente, contudo, a Fazenda e Vinícola Milano, não possui estrutura adequada para recepção de turistas e não há funcionários dedicados exclusivamente para receber pessoas. Trabalha, sobretudo, com turismo pedagógico, visitas individuais ou em grupo, todos com agendamento prévio.
- Fazenda Milano - Vitivinícola Botticelli
- Lagoa Grande ( mais importante)
É um dos destaques do Polo Vitivinícola de Pernambuco, exportando sua produção para outros países e diversos estados brasileiros. Cidade considerada a capital da uva e do vinho do Nordeste. Das sete vinícolas instaladas no Vale, quatro estão sediadas na idade, que fica a 40 minutos de Petrolina, maior cidade do polo. A Festa da Uva é um dos maiores atrativos do município. Entre as vinícolas situadas em Lagoa Grande estão a Bianchetti, e a Santa Maria, sendo esta última a que produz os vinhos Rio Sol, ambas com estrutura para visitação. A VinhuvaFest ocorre no mês de outubro com eventos técnicos, cursos e seminários sobre produção de uva e agricultura familiar. Lagoa Grande é a capital da uva e do vinho, gera direta e indiretamente 10 mil empregos e
...