Prova Sobre Turismo e Determinas
Por: alanapinheiro09 • 5/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 693 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CÂMPUS DE GRAJAÚ
DISCIPLINA: GEOPOLÍTICA – Turma 2016.2
AVALIAÇÃO
Discente 1: ALINE SANTOS PINHEIRO
Orientações: responder às questões propostas e inserir o arquivo no link da avaliação, disponível no SIGAA, até o dia 13/12/2020. Lembre-se, as citações e referências indicadas aqui, se referem ao estudo teórico da disciplina. Portanto, para responder às questões abaixo, é necessário pensar e refletir sobre os problemas políticos do Brasil e do mundo contemporâneos. Esse é o diferencial de quem estuda Geografia hoje!
1) Considerando o papel da administração pública (CASTRO, Iná Elias de, 2011, p. 126-129, Capítulo 03) e as ideias debatidas no texto “A accountability eleitoral”, avalie os desafios para a municipalidade como menor recorte político-administrativo e a governabilidade em democracias político-participativas.
Resposta: Estamos em torno do fato de existir uma enorme ausência do poder público onde estão localizados no poder local, e quando se trata das responsabilidades dos municípios, a forma de administração, a accountability tende a fazer com que os poderes públicos se responsabilizem por seus atos, pois em prática ela na administração pública parte do princípio de que existe alguém ou uma organização responsável por fazer gestão de decisões que impactam a sociedade, os órgãos públicos e os gestores, que precisam fazer esse processo ser claro, buscando prestar contas à população e a outros órgãos. E então, podemos notar claramente a falha existente na administração e as formas de governo que não satisfazem as necessidades da sociedade como: educação, cultura, segurança, saúde... E quando falamos na democracia participativa onde existe um exercício de poder direto do povo podemos refletir sobre os desafios onde se relacionam a que tipo de governo eu vou buscar para me representar.
2) O voto periódico por meio de eleições livres é suficiente para assegurar a democracia? Justifique a sua resposta com base no texto: CASTRO, I. E. A democracia como um problema para a Geografia: o fundamento territorial da política (2013).
Resposta: Não, pois mesmo que o voto seja uma forma de democracia e todos temos o direito ao voto e de eleger representantes e o voto periódico possibilite condições onde se tenha e faça o desejo dos cidadãos na escolha de seus representantes, mas isso não é suficiente para se assegurar uma democracia, pois para que se tenha uma democracia de verdade, deve-se a existência de inúmeros outros fatores além do voto, devemos refletir questões tanto em relação ao respeito às minorias quanto a busca pela equidade, etc.
E diante de questões em conflitos políticos e corrupção, nossos desejos depositados aos nossos representantes através do voto não são supridos.
3) Comente de forma crítica e imparcial sobre a territorialidade religiosa e as disputas pelo poder político no município de Grajaú, baseando-se nas discussões do texto: BRAGA, D. F. A Geografia Eleitoral e as estratégias territoriais da Igreja Universal do Reino de Deus (2013).
Resposta: Como de fato, sabemos anotando influência de grupos religiosos que crescem cada vez mais em nossa sociedade. E em Grajaú, notamos essa influência religiosa na política m, onde representantes de igrejas de cada grupo se aliam a grupos políticos com intuito de beneficiar a si próprio. Vemos casos onde fiéis muitas das vezes são obrigados a apoiar partidos políticos. E muitas doutrinas são espalhadas construindo um novo imaginário é afetando muito mais as camadas mais pobres da cidade de Grajaú.
...