Turismo
Seminário: Turismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunaklugv • 24/3/2014 • Seminário • 478 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
O turismo é simplesmente a maior indústria do mundo.
Além disso, é a melhor, pois possui algumas vantagens:
1)Embora a ação do governo seja importante na regulação são as empresas privadas que dominam. 2) A área também se destaca em tempos em que a preocupação com a preservação do planeta é cada vez maior, ou seja, diferentemente de outros setores a expansão do turismo não consome recursos naturais e tem pouco impacto no aumento da poluição. 3) Por fim, é extremamente dinâmica. Por mais que se encantem com um destino os viajantes estão sempre dispostos a conhecer coisas novas, leia-se: não há fidelização nessa área. Por isso roteiros completamente desconhecidos (com uma política correta de investimentos) podem virar pesos pesados da área, como foi o caso de Dubai nos Emirados Árabes por exemplo.
Só para citar, nos últimos anos a cidade-estado investiu bilhões de dólares na construção de obras nababescas para atrair turistas e hoje, recebe mais de 6 milhões de visitantes (repetindo: uma única cidade) por ano.
IInfelizmente, até pouquíssimo tempo atrás, o turismo era tratado no Brasil como um setor econômico periférico, uma atividade que se desenvolvia quase por inércia e para a qual o país já tinha tudo de que precisava: paisagens deslumbrantes, um povo festivo, diversidade cultural etc etc etc. Durante décadas, o Brasil literalmente dormiu nesse berço esplêndido (e ufanista), imaginando que, naturalmente, cedo ou tarde hordas de estrangeiros fariam filas nas alfândegas dos aeroportos nacionais para conhecer tudo o que há de bom por aqui. O tempo passou e a "invasão" nunca aconteceu. Foi necessário um longo período para o nosso país "acordar" e constatar dois fatos óbvios diante do nosso verdadeiro fracasso nessa área.
Um deles é que o Brasil não detém a exclusividade sobre as belezas do planeta. Outra questão importante é que, sem investimentos sérios em turismo - da promoção da imagem no exterior à melhoria da infra-estrutura para receber visitantes e, fundamentalmente, oferecer um mínimo de segurança e confiabilidade - não se vai a lugar algum.
Felizmente isto vem mudando, nos últimos 4 anos as verbas do governo para o setor cresceram dez vezes e metas foram traçadas, a exemplo do que acontece em qualquer empresa da iniciativa privada. Isso pode ser visto como um primeiro passo. A receita cambial gerada pelo turismo atingiu um patamar recorde no ano passado totalizando mais de 4 bilhões de dólares. Resultado: já é o quinto principal produto da balança comercial brasileira atrás apenas de minério de ferro, petróleo bruto, soja em grãos e automóveis. O dinheiro trazido pelos turistas ajuda a movimentar um mercado que fatura mais de 100 bilhões de reais por ano e emprega mais de 2 milhões de pessoas no país.
Não vejo muito como o crescimento do turismo possa influenciar negativamente a economia no Brasil.
Fonte(s):
Anuario do turismo e seus impactos, você mesmo pode consultar e encontrar mais informações aqui:
http://portalexame.abril.com.br/static/a…
Espero tê-lo ajudado.
...