Visita ao Museu de Enfermagem
Por: AnneCavalcante • 13/10/2016 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 1.862 Visualizações
Visita ao Museu de Enfermagem Anna Nery
Na visita ao Museu de Enfermagem Anna Nery pude conhecer uma parte da história da enfermagem e do cuidado que não me foi mostrada em momento algum, nem mesmo nos livros. Parte da história essa que nos mostra o quanto os negros foram importantes para a história do cuidado, já que as damas de leite no tempo da escravidão representavam a figura de cuidado instintiva e mantedora da vida e foram os negros também responsáveis por parte do conhecimento das ervas e das plantas para o cuidado de ferimentos e enfermidades dentro das senzalas. Apesar de serem parte importante da história do cuidar e assim também da enfermagem, os negros sofreram o preconceito e a exclusão das escolas de enfermagem já que para conseguirem ingressar nessas escolas eram-lhes impostos vários pré-requisitos entre eles a necessidade de ter uma carta de recomendação de uma pessoa da alta sociedade.
Conheci também a importância de Anna Nery para a consolidação da enfermagem no Brasil, rica, estudada, culta, poliglota, severa, disciplinadora e dedicada às tarefas de cuidar dos sofredores na Guerra do Paraguai. Anna Nery conseguiu transformar a realidade sanitária local, impondo condições mínimas de higiene para que doenças não se alastrassem e feridas fossem tratadas, com o conhecimento dos médicos e seu instinto materno, Anna Nery conseguiu organizar hospitais de campanha e até uma enfermaria na sua própria casa e, a partir daí, ampliou os seus conhecimentos de cuidado e aprimorou o uso das plantas medicinais para tratar os feridos.
Apesar de possuir várias vertentes e diferentes formas de visão e práticas, a história do cuidado e da enfermagem segue sempre a mesma linha de manter e dar continuidade a vida até chegar ao modelo biomédico que encontramos hoje.
...