A Casa Sustentável
Por: Anna Paula Jorge • 22/3/2023 • Relatório de pesquisa • 535 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
Relatório da visita técnica na ATEM
A história da família ATEM, iniciou no interior do Amazonas, mais especificamente em um lugarejo chamado Lago do Januacá, no município de Careiro Castanho, a 124 quilômetros de Manaus. Ali, um casal de sírio-libaneses decidiu viver com os filhos plantando mandiocas e produzindo farinha e tucupi, para vender na cidade.
Em 2000 surgiu a distribuidora ATEM, na época ainda funcionava com um espaço de armazenagem alugado dentro do terminal da BR Distribuidora. O combustível era comprado da refinaria, bombeado para os tanques alugados e, então, distribuído. Com trabalho duro e muita persistência, os negócios foram crescendo e se ampliando. Em 2007, a Distribuidora Atem abriu sua própria base, que permanece em funcionamento até hoje.
[pic 1]
A base nova não está com 6 meses em operação na cidade de Santarém-PA, ela atua com o transporte rodoviário e estão no termino da flutuante.
Os estudantes foram recepcionados pela técnica da empresa Thais Brasil, que explicou suscintamente como é feito todo o processo de como funcionava o dia a dia de trabalho. A empresa possui suas diretrizes de segurança em que não pode fazer uso de aparelhos eletro energizados nas dependências da empresa e não pode fumar.
[pic 2][pic 3][pic 4]
Figura 2. Docente Hugo
A empresa possui 11 funcionários entre eles: técnico em segurança do trabalho, eletricistas, operadores, auxiliar de limpeza, faturistas, estoquistas, entre outros. Além das suas diretrizes de segurança: não pode usar aparelhos eletro energizados, não pode fumar no ambiente de trabalho.
A unidade opera com 8 tanques de armazenagem de combustíveis e 2 tanques de contaminados que estão dentro de um sistema de vazamento e derramamentos, 13 bombas que são específicas de um produto, 2 subtrações de 1000kva e 150kva e uma plataforma de carregamento, que serve para abastecer e descarregar até 3 caminhões.
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
Nas plataformas de carregamento os funcionários trabalham em conformidade com a NR35 Trabalho em altura, os mesmos fazem usa o dos equipamentos de proteção individual e coletiva de acordo com a norma regulamentadora.
Durante a jornada de trabalho dois operadores vão até os tanques e verificam a densidade e temperatura, e todo esse procedimento é avisado aos compradores. As 16:00hrs se faz o resfriamento dos tanques, esse sistema de resfriamento tem a finalidade de abaixar a temperatura no costado dos tanques e por consequência, abaixar a temperatura no líquido também, desta forma reduz-se a formação de uma atmosfera combustível. Os tanques são abertos e lacrados todos os dias.
Medidas de Combate a Incêndios
Para as medidas de combate a incêndios a empresa fez um plano de emergência muito bem elaborado em conformidades com as normas e leis técnicas, a 15 caixas de abrigos que comportam 4 mangueiras, extintores sobre rodas, hidrantes, placas de sinalização.[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12]
É acionado o alarme de incendios todas as quintas feiras para ver se o mesmo não está com defeito,esse procedimento e feito pelo técnico ou brigadistas (possuem 8 brigadistas). Deve ser feita a manutenção sempre que quebrar ou ocorrer qualquer dano que prejudique a eficácia e próximo da plataforma foi colocado um lava-olhos para que os funcionários tenham fácil acesso se houver um algum acidente que precise desse EPC.
...