A Crise na Pediatria no Rio Grande do Norte
Por: Alicia Lavinia • 27/1/2017 • Artigo • 260 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Crise na Pediatria no Rio Grande do Norte
O Brasil está passando por uma situação, que veio a desestabilizar toda a economia de forma brusca, a um ponto de difícil regularização. Além do que, tal situação não envolve somente a economia do país, mas também outros setores, incluindo o da Saúde. Toda essa crise fez gerar um novo grande problema, a desvalorização profissional.
No Rio Grande do Norte, os hospitais de atendimento infantil, estão fechando por falta de pediatras, mas o que realmente está em falta não são esses profissionais, e sim a valorização destes. Como citou a diretora de defesa profissional da sociedade de Pediatria do RN, Ana Cristina Santiago do Vale, à uma reportagem do jornal Tribuna do Norte, ainda em Janeiro de 2015: “O estudante que faz Pediatria faz porque gosta e está se valorizando ao ponto de não aceitar fazer qualquer coisa. Não falta pediatra, mas falta valorização de Gestores públicos e privados”
No mês de julho foi divulgado em vários jornais e canais de notícia, o fechamento do hospital Maria Alice Fernandes, e em uma publicação no G1, em 27 de julho de 2016, foi citado a afirmação da secretaria, de que medidas estão sendo adotadas para solucionar a falta de profissionais, como a contratação de médicos em outros estados na tentativa de completar a escala de plantões.
Venhamos e convenhamos, não seria mais propicio a valorização dos profissionais que já atuam nestes hospitais, qual a necessidade de ir à busca de pediatras em outros estados, se no nosso temos muitos e bons à disposição e procura de emprego.
...