A Diversidade através de atividades com jogos e Músicas
Por: 10152025 • 16/10/2015 • Exam • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 302 Visualizações
Trabalhando a Diversidade através de atividades com jogos e Músicas.
“No maternal, trabalhamos muito o corpo da criança e sua relação com o meio, portanto, tudo tem que ser bastante colorido e de tamanho maior. A relação dela com o mundo são bastante táteis, tem que usar o toque. A visão também é muito importante, ela não consegue assimilar conceitos sem a experimentação. Olhar e pegar esse é o segredo da aprendizagem nessa idade”.
- Atividade
Incluindo e Percebendo as Diferenças
Tempo estimado: 10 minutos
Material Utilizado: - Folha de papel em branco;
- Canetinha, Giz de Cera, Lápis de Cor;
- Envelopes de Papel.
Desenvolvimento:
De acordo com o número de participantes divide-se o corpo humano em figuras (cabeça, tronco, braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda, etc.) e coloca-se as figuras em um envelope. Cada participante irá tirar uma figura do envelope, receber uma folha de papel em branco e desenhar a parte do corpo indicada na respectiva figura.
Após os desenhos prontos a figura do corpo humano será montada utilizando os desenhos das partes do corpo.
- Música
Sugestão: Durante a atividade 01 escutar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa)”.
- Atividade, Brinquedo e Música
Material Utilizado: - latas de refrigerante vazias;
- pedrinhas, feijão, arroz, etc.
- fita crepe.
Preencha três latas de refrigerante iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com arroz. Peça para seus alunos identificarem qual som é mais forte, qual é mais fraco e qual fica na faixa média, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho, emitem sons diferentes.
Peça para a turma colocar a lata com o som mais forte debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais baixo em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais alto na linha de baixo, o médio na linha do meio e o fraco na linha alta. Desta forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a passagem do som para sua forma escrita.
Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão, será a vez deles testarem.
Observação, registro e avaliação formativa
A avaliação na área de música deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor. Deve basear-se na observação cuidadosa do professor. Por meio da voz, do corpo, de instrumentos musicais e objetos sonoros deverão interpretar, improvisar e compor, interessadas, também, pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais e pela confecção de materiais sonoros.
Uma maneira interessante de propiciar a auto-avaliação das crianças nessa faixa etária é o uso da gravação de suas produções. Ouvindo, as crianças podem perceber detalhes: se cantaram gritando ou não; se o volume dos instrumentos ou objetos sonoros estava adequado; se a história sonorizada ficou interessante; se os sons utilizados aproximaram-se do real etc.
- Brinquedo
Brincando com a diversidade através de cores e formas.
Material Utilizado: Placas de E.V.A.
Desenvolvimento: Divide-se a turma em grupos e cada grupo recebe uma caixa contendo um círculo maior de E.V.A. representando uma cabeça; e diversas figuras geométricas em tamanhos menores para que os alunos montem figuras que representem cabeças.
A finalidade desta atividade é mostrar às crianças a diversidade entre cores, tamanhos e formas, ou seja, cada pessoa é única com suas características próprias.
...