Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos
Relatório de pesquisa: Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samifernandes • 1/9/2014 • Relatório de pesquisa • 2.277 Palavras (10 Páginas) • 570 Visualizações
SUMÁRIO
1 METODOLOGIA.............................................................................................03
2 JUSTIFICATIVA.............................................................................................03
3 OBJETIVO......................................................................................................03
4 INTRODUÇÃO................................................................................................04
O Desenvolvimento Infantil da concepção aos 6 anos................................04
5 CAPÍTULO I....................................................................................................05
Etapas do Desenvolvimento...........................................................................06
6 CAPÍTULO II...................................................................................................07
Período Pré- Natal (da concepção ao nascimento)......................................07
7 CAPÍTULO III..................................................................................................08
Primeira Infancia ( do nascimento aos 24 meses)........................................09
8 CAPÍTULO IV.................................................................................................10
Infancia (de 2 à 6 anos)...................................................................................11
9 CAPÍTULO V..................................................................................................12
Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos.............................................................................................13
10 CONCLUSÃO...............................................................................................15
REFERENCIAS.................................................................................................16
DESAFIO PROFISSIONAL
METODOLOGIA
Os métodos utilizados para a realização deste projeto foram leituras de artigos na internet, textos e aulas acompanhadas durante o módulo desta pós-graduação, buscando assim identificar, descrever e analisar a utilização do lúdico no desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica está baseada em estudos sobre brincadeiras, atividades e jogos direcionadas a crianças com 6 anos.
JUSTIFICATIVA
Há muito tempo discute-se a questão dos jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo- emocionais. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVO
Proporcionar diferentes jogos enquanto estímulos essenciais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno, enfocando o jogo como interação social no processo de construção dos conhecimentos de forma prazerosa, assim antecipa o seu desenvolvimento, expande a imaginação, adquire motivação, habilidades e atitudes necessárias à sua participação social de tal forma que possibilite o aluno descobrir, vivenciar, e modificar regras respeitando a individualidade.
O Desenvolvimento Infantil da concepção aos 6 anos
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento humano é um processo que vai do nascimento até a morte. A cada momento na vida o ser humano está sempre em evolução pessoal. Esse processo evolutivo é conduzido por mudanças físicas, considerando que as habilidades cognitivas avançam ou diminuem de acordo com a fase, seja no crescimento cerebral durante a infância ou seu funcionamento reduzido na terceira idade.
Já o desenvolvimento psicossocial também é significativo na influência do crescimento físico, pois com o desenvolvimento corporal e cerebral, junto à sociedade, dão forma a nossa identidade pessoal e nossas relações.
Com este trabalho de revisão literária e conteúdos estratégicos através de jogos, brincadeiras e atividades, pretendemos trazer contribuições aos educadores de educação infantil, que desenvolvem trabalhos nas escolas públicas e particulares, com crianças de 0 a 06 anos.
CAPÍTULO I
Etapas do Desenvolvimento
Desenvolvimento Físico
As mudanças no tamanho físico e da aparência são manifestações visíveis de mudanças complexas no desenvolvimento da criança. São alterações morfológicas e fisiológicas que acontecem na infância.
Mesmo com tantos estudiosos que definem o desenvolvimento físico de maneiras diferenciadas, a maioria divide o processo em oito estágios: Pré- natal, Primeira Infância, Infância, Segunda Infância, Adolescência, Adulto Jovem, Meia Idade e Terceira Idade. Em cada estágio citado, ocorrem várias mudanças físicas que afetam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial do ser humano.
Desenvolvimento Cognitivo
A cognição é o processo de aquisição da habilidade de resolver problemas, raciocínio, memória, tomada de decisão e resposta. A principal teoria do desenvolvimento cognitivo foi elaborada pelo Psicólogo Suíço Jean Piaget, que dividiu em quatro estágios, que vão desde o nascimento a adolescência. São eles: Sensório Motor, Pré-operacional,
...