A Eletrodinâmica
Por: Angelo Pavani • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
No conteúdo de eletricidade, deparamos com o tema de estudo da corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser descrita como o fluxo ordenado de cargas dentro de um condutor, podendo ocorrer apenas com diferença de potencial elétrico de uma fonte. A eletrodinâmica estuda o movimento das cargas elétricas, e por consequência, os circuitos elétricos. É importante ressaltar a importância dos circuitos elétricos para as áreas de informática, principalmente nanotecnologia e a robótica, além dos próprios computadores, indispensáveis para um cientista da computação. Outra importante aplicação da eletrodinâmica é na geração de energia elétrica, a energia mais utilizada nos dias atuais.
Podemos realizar atividades do dia a dia com muito mais eficácia e menos tempo, além de todo o mundo moderno depender da energia elétrica e das cargas em movimento.
Para conseguirmos utilizar o computador, por exemplo, precisamos de um circuito elétrico atuando, pois o material é um aparelho elétrico. É possível estabelecer um circuito elétrico quando o ligamos na tomada, porque assim estabelece o fluxo ordenado das cargas em questão. Num circuito há componentes interligados que são essenciais para o funcionamento dos aparelhos. Um desses componentes é chamado de fonte, pois dá o suporte de energia necessário para realizar algo. Os fios de ligação são bons condutores de corrente elétrica e estabelecem as ligações do circuito, os interruptores funcionam como um botão de “liga-desliga”, ora interrompendo o ligamento do circuito, ora estabelecendo a conexão efetiva. Osa receptores são os elementos que irão receber a energia e transformá-la em outra, como por exemplo a lâmpada que torna a energia elétrica em luminosa.
Existem dois tipos de circuitos elétricos, os que percorrem um único caminho para chegar ao receptor, e aqueles que têm mais de um trajeto para chegar. Esses tipos de circuitos são respectivamente chamados de circuito em série e em paralelo (o último utilizada em nossas casas) mas também se pode utilizar os dois em conjunto, tendo assim a criação de um circuito misto.
Há muitas grandezas e propriedades intrínsecas da matéria do condutor ou mesmo das cargas que influenciam na corrente elétrica e nos circuitos, como os materiais bons condutores e maus condutores (alguns materiais apresentam maior dificuldade em soltar seus elétrons livres), com isso há mais resistência elétrica. A intensidade da corrente é outra grandeza física importante, medida pelo A (Àmpere) representa a quantidade de cargas elétricas que passam por um determinado espaço do condutor por segundo. Em suma, a eletrodinâmica é um pedaço do estudo de eletromagnetismo, totalmente especial e de grande importância para a Física e as profissões que dependem da energia elétrica, além de estar infinitamente relacionado aos circuitos elétricos e o que eles podem oferecer.
...