A Escola Contábil Patrimonialista
Por: IsabellaLandim1 • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
ESCOLA PATRIMONIALISTA
A Escola do Pensamento Contábil Patrimonialista, desenvolvida em 1926 principalmente pelo italiano Vincenzo Masi, tinha como objeto da contabilidade o patrimônio, uma vez que esse é uma grandeza que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, por isso, deve ser reconhecido para analisar e mensurar de forma efetiva os motivos das variações de um período, sendo, dessa forma, condizente com a amplitude da contabilidade. De acordo com essa escola, a contabilidade é uma ciência, logo, tem leis e princípios próprios, que estuda e interpreta os fenômenos patrimoniais, além disso, ela defende os princípios estático e dinâmico da riqueza.
A doutrina patrimonialista tem como base princípios de que o objeto da contabilidade é o patrimônio aziendal; os fenômenos patrimoniais são fenômenos contábeis; a contabilidade é uma ciência social; a contabilidade se divide em três ramos na sua parte teórica: estática patrimonial, dinâmica patrimonial e revelação patrimonial.
O primeiro ramo, da estática patrimonial, tem como objetivo a análise do patrimônio em seu aspecto estático (equilíbrio funcional e financeiro dos elementos patrimoniais). O segundo ramo, dinâmica patrimonial, estuda o patrimônio na sua condição dinâmica (obtenção e emprego de capitais). Por último, a revelação patrimonial se configura como um conjunto de princípios e de normas que regem a individuação e a representação qualitativa e quantitativa, do patrimônio, em dado instante e na sucessão deles, especialmente monetária ou valorativa.
Graças a essa escola, a contabilidade passou a ter um certo nível de autonomia científica. Por isso, tornou-se predominante e se tornou uma das correntes mais poderosas dessa ciência. Uma vez que essa passou a possuir métodos próprios. Ela foi, no entanto, sendo aprofundada e estudada, de forma que abriu espaço para a criação de novas correntes, como, por exemplo, o Neopatrimonialismo, a mais nova e atualizada corrente de pensamento científico em Contabilidade.
...