A Estratégia da Gestão de Competências
Por: DGsilva • 9/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
SÃO BERNARDO DO CAMPO 2015
A gestão do conhecimento representa uma nova vantagem competitiva das empresas, pois os investimentos realizados no capital intelectual as tornam capazes de enfrentar o turbulento e competitivo mercado globalizado. Trata-se de um processo de gestão de pessoas pelo qual a organizações destinam um novo papel aos recursos humanos.
Um dos principais setores que sofreu esse impacto foi o automobilístico, e iremos contar a seguir a estratégia da gestão de competências, caso; Escola Volkswagen.
Os primeiros trabalhos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil no campo da educação geral de adultos, ocorreram na década de 60. Nesse período, quando os efetivos beiravam de sete a dez mil empregados, já se diagnosticava como questão impeditiva a qualquer tentativa de levar a cabo o treinamento técnico ou a qualificação profissional a carência dos conhecimentos gerais mais elementares que suportavam os grandes contingentes humanos produtivos da força de trabalho.
À medida em que se propugnava um trabalho preventivo, visando à preparação de contingentes futuros, através do chamado de menores entre 14 e 18 anos, e dos convênios com o Senai, tornava-se imperioso para a Volkswagen agir de maneira corretiva, dando força ao trabalho ativo, através do remédio educacional adquirido, para vencer a etapa crucial da chegada de novas tecnologias e as pressões delas decorrentes.
Em 1965, Gilberto Teixeira com 14 anos entrou o Senai da Volkswagen, depois de três anos ao concluir o curso, começou a trabalhar na empresa como aprendiz de ferramenteiro. Em 1978 se formou em Engenharia de Produção, passou de engenheiro de manutenção a supervisor de fábrica, depois para engenharia de processos de montagem. Hoje atua como gerente executivo de processos.
Em 1973 deu se início ao centro de formação profissional VW. Sua inauguração ocorreu em 24 de maio, na presença de autoridades da Volkswagen, do MEC e do Senai. A partir do convênio assinado com o Senai foi instalado no interior da planta Industrial Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, SP, o Centro de Formação Profissional com o objetivo de formar profissionais para as diversas áreas da empresa. Para atender as de mandas das empresas, o centro de formação desenvolveu o curso de aprendizagem Industrial, com a formação de Eletricista Industrial, Modelador e Mecânico Geral, que oferecia diversas especializações como: Torneiro mecânico, fresador, retificador entre outros.
No decorrer dos anos muitas transformações ocorreram. Entre elas, foi que a formação passou a ser mais abrangente e flexível, com a oferta de ensino vivencial obtido pela introdução do sistema de ‘’ ensino dual ‘’, no qual o aluno permanece um período na escola e outro nas áreas de manufatura interagindo com o processo de produção.
Com a adequação do ambiente escolar, da estrutura curricular, da utilização dos espaços da manufatura como laboratórios de ensino-aprendizagem e da incorporação de trabalho por projetos desenvolvidos em equipes, permitiu-se a formação de competências técnico-comportamentais, qualificações chave e qualidades pessoais. O aluno conseguiu assim, aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes já aprendidos, em situações novas ou modificadas, em diferentes tarefas ou projetos.
Dentre várias transformações que ocorreram é uma delas é a mudança do foco estratégico da administração empresarial comum e tradicional para a gestão por competências. Do ponto de vista administrativo, as empresas possuem cinco recursos: humanos, tecnológicos, materiais, patrimoniais e financeiros. Os benefícios do sistema de gestão de recursos humanos por competências, segundo Lucia e Lepsinger, podem ser divididos em: Benefícios do Sistema de Gestão de Recursos Humanos por Competências, Causas de Resistências e Ações Recomendadas.
Para enfrentar o problema de defasagem na formação profissional, com relação aos avanços tecnológicos, foi criado um plano de ação, que passou pelas seguintes etapas: Análise de pontos de trabalho, Planificação de Recursos Humanos, Plano de carreira, Plano por competências, Processos de negociação e resolução de conflitos e Processos de educação corporativa. A transformação da nova planta de produção da Volkswagen em São Bernardo do Campo segue o padrão
...