A Fonética ou Fonologia
Por: Ö Fïsiölógïcö Cabral Sócïo • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 254 Visualizações
Introdução
Ao longo deste trabalho falaremos de forma detalha e resumida sobre a fonética e a fonologia que é um tema bastante pertinente no que diz respeito a língua portuguesa, começaremos por definir o conceito do mesmo (fonética e a fonologia).
A fonetica ou Fonologia, estuda os sons emitidos pelo ser humano, para efetivar a comunicação. Diferente da escrita, que conta com vogais e consoantes, a fonética se ocupa dos fonemas (sons); são eles as vogais, as consoantes e as semivogais.
Vogal: são as cinco ja conhecidas- a,e,i,o,u-qundo funcionam como base de uma sílaba. Em cada silaba há apenas uma vogal. Nunca haveraá mais do que uma vogal em uma mesma sílaba.
Consoante; qualquer letra ou conjunto de letras representando um som só que só possa ser soado com auxilio de uma vogal (com + soante=soa com...). na fonética são cosoantes b,d,f,g(ga, go, gu), j (ge, gi, j) k (c ou qu), I, m ( antes da vogal), n (antes da vogal), p, r, s ( s, c, ç, ss, sc, sç, xc), t , v,x (inclusive ch)
Semivogal=são as letras e, io,u qundo formarem silaba com vogal, antes ou depois dela, e as letras m e n nos grupos AM, EM eEN, em final de palvra.
Fonética e a fonologia
Fonética é o ramo da linguística que estuda a natureza física da produçao e da percepção dos sons da humana.
A fonética subdividi-se em:
- Fonética articulatória.
- Fonética acústica.
- Fonética auditiva.
Fonética articulatória: estuda como os sons são produzidos, isto é a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador (lingua lábios, etc.)
Fonética acústica: analisa as características físicas dos sons da fala ou seja, as ondas mecânicas produzidas e a sua percepção auditiva.
Outros autores consideram também uma terceira subdivisão:
Fonética auditiva: estuda os processos que realiza o receptor na recepção e interpretação da onda sonora.
A unidadade básica de estudo para a fonética é o fone. A fala humana e capaz de produzir inumeros fones são. A forma mais comum de representar os fones pelos linguistas e atraves do Alfabeto Fonético Internacional (AFI), desenhada pela associação Internacional de Fonética (I.P.A).
Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.
Esta é uma area muito relacionada com a fonetica, mas as duas têm focos de estudos diferentes . Enquanto a fonetica estuda a natureza fisica da produção e da percepção dos sons da fala (chamados de fones), a fonologia preocupa-se com a maneira como eles se organizamdentro de uma lingua, classificando-os em unidades capazes de destinguir siguinificados, chamados fonemas.
/f/e/v/ são exemplos de unidades distintivas da língua portuguesa. É o que podemos observar num par minimo como faca/vaca, pois o que garante a difernçiação entre os dois fonemas referidos.
Distinção entre Fonética e Fonologia
A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.
À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.
A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas. Observe no esquema:
1. Oposições paradigmáticas: aquelas cuja presença ou ausência implica em mudança de sentido. Ex.
/p/ata /b/ata /m/ata
Oclusiva Oclusiva Oclusiva
Bilabial Bilabial Bilabial
...