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A Formulaçao Seminal Da Reatualizaçao Do Conservadorismo

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Por:   •  8/5/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  2.340 Visualizações

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o.A PESPECTIVA DA REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORÍSMO; Segundo Netto, foi nomarco do seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa vista (1984) ³que explicitou´a perspectiva da reatualização do conservadorismo. Essa perspectiva foi expressa primeiramente nalivre- docência de Anna Augusta de Almeida (1978), tinha como texto base intitulada ³NovaProposta´.Foi bastante significativa a preocupação dos teóricos da perspectiva da reatualização doconservadorismo eles buscaram suporte metodológico na fenomenologia que antes disso não eraconhecida no meio profissional. Eles não se apoiaram na teoria marxista e nem tão pouco na teoria positivista. ³³No que se refere à abordagem positivista, o autor faz a seguinte observação: ao³pensamento causal´ quer substituir-se um pensamento não causal´ o fenomenológico, cujo quadrode referência não é a explicação, mais a compreensão´ (Carvalho 1987) citado por Netto.Em relação a abordagem marxista, Anna Augusta de Almeida e outros autores da perspectiva da reatualização do conservadorísta não vislumbraram mudanças na organização dasociedade. Almeida nada incorpora da problemática relativa às lutas de classes, às formas demanipulação ideológica, aos modos de controle das classes subalternas, á divisão social

e técnica detrabalho ao estado.A perspectiva da reatualização do conservadorismo sem discutir as causas e os conflitos declasse, trouxe a tona elementos do conservadorismo e do pensamento católico, dando-lhe um novoformato. Anna Augusta é a responsável pela formulação seminal desta vertente no processo derenovação do serviço social no Brasil

A perspectiva de reatualização do conservadorismo

Perspectiva de origem católica conservadora que reivindica a relação cara a cara no espaço microssocial (assim a reivindicação da entrevista e do princípio da autonomia nestes autores). Nesta perspectiva coloca-se a temática da intersubjetividade, do diálogo, ou seja, da linguagem, como instrumento de trabalho. A transformação social é entendida como crescimento da pessoa (ser a ser-mais), e o objeto de intervenção profissional é caracterizado como situação existencial problema (SEP). Busca, através de uma leitura simplificada, e portanto, empobrecida da fenomenologia, criticar o positivismo no Serviço Social, negando a separação (ou o dualismo) sujeito-objeto, se propondo resgatar o Serviço Social "originário", antes da "queda" no positivismo. Este Serviço Social, anterior ao positivismo, é o Serviço Social Tradicional.

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